20.200 venezuelanos regressaram ao país em voos de repatriamento no último ano
Um total de 20.200 migrantes regressaram à Venezuela desde fevereiro de 2025 em voos de repatriamento no âmbito do programa governamental Gran Misión Vuelta a la Patria, informou o Ministério da Comunicação e Informação.
Este programa promove o regresso voluntário à Venezuela dos nacionais que se encontram fora do país.
Numa nota de imprensa, o ministério afirma que o número total de repatriados ascendeu a 20.200, após a chegada hoje de um voo com 315 venezuelanos provenientes dos Estados Unidos.
No novo voo chegaram 262 homens, 36 mulheres, 14 crianças e 3 meninas, especifica.
"À chegada ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, os cidadãos receberam assitência médica integral e orientação de segurança por parte das autoridades", acrescentou.
Este avião - operado pela companhia aérea norte-americana Eastern Airlines - partiu do Arizona, Estados Unidos.
De acordo com uma transmissão do canal nacional Globovisión, os migrantes venezuelanos foram recebidos pela presidente de Vuelta a la Patria, Camilla Fabri, que é esposa do ex-ministro e empresário Alex Saab, uma das pessoas mais próximas do presidente Nicolás Maduro.
O avião que chegou à Venezuela hoje é o número 107 desde que Caracas e Washington assinaram um acordo migratório no início do ano passado, que se manteve mesmo durante o período de tensão entre ambos os Estados por causa do destacamento militar dos Estados Unidos no mar das Caraíbas.
Na segunda-feira passada, um avião com 174 venezuelanos repatriados aterrou na Venezuela num voo proveniente dos Estados Unidos, informou então o Ministério do Interior e Justiça.