DNOTICIAS.PT
Madeira

Estudantes de Universidade Checa visitam Madeira para conhecer Centro Internacional de Negócios

None

Um grupo de estudantes da Czech University of Life Sciences Prague (CULS Prague) estará na Madeira, entre o fim de Fevereiro e o início de Março, para uma visita académica à Região Autónoma da Madeira. Neste âmbito, em parceria com a SDM, foi organizado um programa de visitas dedicado ao Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) com o objectivo de conhecer o trabalho desenvolvido na Região em prol da sustentabilidade, da inovação e do desenvolvimento económico local.

"O programa organizado pela Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), visa proporcionar aos estudantes um contacto directo com a realidade empresarial do CINM, permitindo compreender o seu papel enquanto plataforma de internacionalização de uma pequena economia insular, integrada no quadro jurídico português e da União Europeia, bem como o seu contributo para a economia local", indica nota à imprensa. 

E prossegue: "O programa terá início a 24 de Fevereiro, com a visita à SunStone Ships, empresa internacional de cruzeiros de expedição com sede em Miami e Copenhaga, que possui navios registados no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). A escolha da Madeira por este operador internacional ilustra o impacto do regime na economia real, com criação de emprego, geração de receita fiscal e sinergias com o tecido económico regional2. 

Diz ainda que no mesmo dia, os estudantes visitarão a Nearsoft, empresa tecnológica fundada em 2017 e a operar no âmbito do CINM, especializada em serviços de software para instituições financeiras e no desenvolvimento de processos de apoio à gestão. Com presença em oito países e uma carteira de clientes maioritariamente internacional, a empresa representa o crescimento do sector dos serviços digitais de elevado valor acrescentado na Madeira.

Revela também que a 3 de março, o programa prossegue com uma visita às instalações da SDM na Zona Franca Industrial, onde os estudantes assistirão a uma apresentação sobre o funcionamento do CINM e o seu contributo para a economia regional, conduzida pelo Presidente do Conselho de Administração, Rogério Gouveia.

Além disso, e conforma adianta, a visita inclui ainda a Madeira Wine Company, uma das empresas mais emblemáticas da Região, com mais de dois séculos de história e forte orientação exportadora. "A empresa transferiu em 2013 as suas unidades de produção e armazenagem para a Zona Franca Industrial, beneficiando das condições logísticas e do enquadramento proporcionado pelo CINM para potenciar a sua presença nos mercados internacionais", revela. 

Segundo a SDM, este tipo de iniciativas reforça a ligação entre o meio académico e o tecido empresarial, promovendo o conhecimento sobre modelos de desenvolvimento sustentável, criação de emprego qualificado e valorização dos recursos locais. "Para os estudantes, a visita constituirá uma oportunidade para compreender, em contexto real, a articulação entre políticas públicas, investimento internacional, inovação e sustentabilidade num território ultraperiférico da União Europeia", concluiu.