GNR vai comprar fardas e carros de patrulhamento costeiro
Veículos vão possibilitar à Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, com o apoio dos comandos territoriais dos Açores e Madeira, "assegurar a vigilância e o controlo das fronteiras marítimas e terrestres de Portugal"
A GNR vai comprar fardas no valor de 13,2 milhões de euros até 2030 e carros de patrulhamento costeiro no montante de 5,6 milhões de euros, foi hoje aprovado pelo Governo.
O comunicado do Conselho de Ministros refere que foram hoje aprovadas três resoluções que autorizam a Guarda Nacional Republicana (GNR) a realizar despesa e assumir encargos orçamentais, sendo um deles para a aquisição e gestão de artigos de fardamento, no âmbito do Regulamento de Uniformes da GNR, num montante global máximo de 13,2 milhões de euros até 2030.
O Governo autorizou também a GNR a adquirir diversos veículos ligeiros de patrulhamento costeiro num financiamento total de 5,6 milhões de euros, que terá uma comparticipação de fundos europeus e despesa a realizar no ano de 2027.
Estes veículos vão possibilitar à Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, com o apoio dos comandos territoriais dos Açores e Madeira, "assegurar a vigilância e o controlo das fronteiras marítimas e terrestres de Portugal", refere a nota.
O Conselho de Ministros aprovou ainda uma outra verba, no valor de 4,1 milhões de euros, para a aquisição de géneros alimentares para as messes da Escola da Guarda.