Madeira debate futuro da alimentação saudável e sustentável
Este é o ducentésimo nonagésimo quinto dia do ano. Faltam 71 dias para o termo de 2026.
A conferência ‘Engenharia à Mesa – Inovação para um Sistema Alimentar Saudável e Sustentável’ decorre esta quarta-feira, 21 de Outubro, no Centro de Congressos da Madeira, reunindo especialistas para debater os desafios da produção agrícola, da segurança alimentar e da nutrição.
Organizado pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros Técnicos, o evento pretende destacar o contributo da Engenharia Agrária e da Engenharia Alimentar para a sustentabilidade, a qualidade dos alimentos e a proteção da saúde pública.
O primeiro painel, 'Produzir Melhor para Alimentar o Futuro', conta com a participação de Miguel Carvalho, coordenador do ISOPlexis – Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, e de João Teixeira, presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Médicos Veterinários.
Já o segundo painel, 'O Futuro da Alimentação', reúne Elisabete Simões, especialista em Segurança Alimentar e vice-presidente da Secção Regional Centro da Ordem dos Engenheiros Técnicos, a nutricionista Joana Sousa, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e Carmo Faria, nutricionista e membro da Comissão de Monitorização e Avaliação de Combate à Carência de Iodo da Região Autónoma da Madeira.
Entre os temas em discussão estão a inovação nos sistemas agrícolas, a segurança e qualidade dos alimentos, os hábitos de consumo, a influência da alimentação na saúde e a prevenção da carência de iodo.
Mas há mais iniciativas a ter em atenção esta quarta-feira. Tome nota:
09h00 - Debate
mensal com o Governo
Regional, sobre a
'A crise internacional, efeitos e consequências económicas e sociais na Região
Autónoma da Madeira';
Assembleia Legislativa da Madeira
09h00 até às 17h30 - Encontro
Regional 'O Sentido do Cuidar', promovido pelo Governo Regional e pela
associação; Santana Cidade Solidária
Quinta do Furão, Santana
09h00 às 18h00 - VIII
Encontro de Boas Práticas Museológicas, organizadopela Secretaria
Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e o CHAM
Auditório da Reitoria
13h00- 3.ª
Comissão Especializada Permanente do Ambiente, Clima e Recursos Naturais
Assembleia Legislativa da Madeira
14h30 - Tarde
cultural dirigida à população sénior
Sala da Assembleia Municipal
14h30 às 18h30 - Conferências
'Inovação e Futuro'
Sala Azul do Centro de Congressos da Madeira
15h00- Reunião
entre o Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) e o o
Comandante Regional da PSP da Madeira;
18h00 - Inauguração
do Mercado de Automóveis Usados
Madeira Tecnopolo
18h30 - Festival
InFinito, promovido pela Associação InFinito;
Fortaleza de São João Baptista do Pico
22h00 - 17.ª
edição dos 'Concertos L' com Juliana
Linhares
Estalagem
da Ponta do Sol
Agenda Política
17h15 - Paula
Margarido, em
representação do Presidente do Governo Regional, preside à sessão de
encerramento do Encontro Regional - ‘O Sentido do Cuidar’
Hotel
Quinta do Furão, em Santana
Nuno Maciel participa na 31.ª edição da Feira Internacional de Macau
Efemérides
Principais acontecimentos registados no dia 21 de Outubro: Dia Global da Dignidade:
1913 - São publicadas as primeiras palavras cruzadas no jornal norte-americano New York World.
1917 - O ator português Vasco Santana estreia-se no palco do Teatro Avenida, em Lisboa, na figura de "compére" de uma revista da época.
1959 - Abre ao público o Museu Guggenheim, em Nova Iorque, Estados Unidos.
1962 - John F Kennedy, Presidente dos Estados Unidos (EUA), ordena um ataque militar a Cuba (para dia 22). Há disparos de advertência dirigidos às embarcações próximas da chamada "linha de quarentena" estabelecida pelos norte-americanos.
1987 - O Prémio Nobel da Economia é atribuído ao norte-americano Robert M. Solow, pelo contributo para a teoria do crescimento económico
1991 - A escritora Natália Correia recebe o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, por "Sonetos Românticos".
1994 - Os Estados Unidos e a Coreia do Norte assinam, em Genebra, o acordo para a reestruturação do programa nuclear de Pyongyang.
1996 - Portugal é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
1998 - Início da comercialização do Viagra em Portugal.
2003 - Entra em vigor a proibição de circulação na União Europeia de navios de casco simples que transportem produtos petrolíferos pesados, segundo uma norma que visa evitar acidentes como o do petroleiro Prestige em novembro do ano anterior.
2008 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulga a nova Lei do Divórcio, deixando, contudo, um alerta para as situações de "profunda injustiça" a que este regime jurídico irá conduzir na prática, sobretudo para os mais vulneráveis.
2011 - Os ministros das Finanças da Zona Euro aprovam o desembolso de uma nova 'tranche' de oito mil milhões de euros da ajuda financeira à Grécia.
2014 - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, faz o discurso de despedida perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na véspera da eleição da "Comissão Juncker", e dois dias depois participa no seu último Conselho Europeu, no qual os líderes da UE fecharam um acordo sobre a política energética e climática da União até 2030.
2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por semestre.
2025 - A nacionalista Sanae Takaichi, de 64 anos, é nomeada primeira-ministra do Japão, pela Câmara Baixa do Parlamento japonês, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo.
Pensamento do dia:
"Não há acto mais corajoso nem mais belo do que o da partida". Isabelle Eberhardt (1877-1904), escritora, exploradora, viajante suíça de origem russa.