‘Lobo Marinho’ faz hoje última viagem antes da paragem anual para manutenção
Saiba os outros assuntos na agenda desta segunda-feira
O navio ‘Lobo Marinho’ realiza hoje a sua última viagem para o Porto Santo, antes da paragem para manutenção anual. Ao contrário do que é habitual os percursos entre as duas ilhas do arquipélago serão cumpridos durante a manhã e início da tarde. A partida para o Porto Santo acontece dentro do horário normal das 08h00, mas a viagem de regresso está agendada para as 13h00.
Depois o ferry só volta a assegurar as ligações interilhas dentro de cinco semanas, período que o armador estima ser o necessário para efectuar a paragem para manutenção. Durante o período de docagem, a Porto Santo Line irá garantir o transporte entre ilhas dos cidadãos residentes na ‘ilha dourada’ por via área, ao mesmo preço das viagens marítimas. Para o efeito, os passageiros terão de estar inscritos na plataforma SIMplifica do Governo Regional. Serão disponibilizados até 50 lugares de avião por dia e por trajecto, num total de 100 lugares diários, à excepção das terças-feiras. A Porto Santo Line sublinha que não tem obrigação legal de assegurar esta alternativa.
A empresa reafirma igualmente o compromisso de assegurar o transporte regular de mercadorias entre a Madeira e o Porto Santo, garantindo a continuidade das operações e o apoio ao comércio local. Está prevista uma escala de porta-contentores às terças-feiras, conforme obrigações contratuais com o Governo Regional, salvo situações excepcionais. Além disso, o armador vai providenciar uma segunda escala às sextas-feiras, não obrigatória, dedicada ao transporte de mercadorias perecíveis, frescos ou secos, também sujeita a excepções.
Para minimizar eventuais dificuldades logísticas decorrentes da imobilização do navio, a Porto Santo Line irá disponibilizar contentores secos e refrigerados no porto do Porto Santo, com armazenagem gratuita para comerciantes, à semelhança dos anos anteriores.
OUTROS ASSUNTOS EM AGENDA NO DIA DE HOJE:
09h30- Cerimónia de recepção de 78 novos médicos internos, no auditório do Hospital Dr. Nélio Mendonça, com presença da secretária regional Micaela Freitas
12h00- Iniciativa política do JPP com o deputado Miguel Ganança, junto à entrada do Liceu Jaime Moniz
18h30- A Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA) promove o espectáculo “Vamos Cantar os Reis” nas ruas do centro da cidade do Funchal, que serão animadas por uma arruada, com início na Praça do Povo e término no auditório do Jardim Municipal
19h00- Tomada de posse dos novos órgãos da Associação Humanitária de Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol
21h45- Cantares dos Reis na Ponta do Sol, junto ao presépio no centro da vila
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 5 DE JANEIRO:
1769 - É patenteado o primeiro motor a vapor da Watt.
1875 - É inaugurada a Ópera de Paris, do arquiteto Charles Garnier.
1876 - Começa a construção da ponte ferroviária de D. Maria Pia, entre Porto e Vila Nova de Gaia.
1891 - I Congresso do Partido Republicano Português.
1896 - O jornal austríaco Wiener Presse noticia a descoberta dos raios X pelo físico alemão Willhelm Roentgen.
1914 - Henry Ford, presidente da Ford Company, institui o primeiro ordenado mínimo nos Estados Unidos da América, no valor de cinco dólares por dia.
1919 - Constitui-se o Partido Nacional-socialistas Nazi da Alemanha.
1921 - Nasce o dramaturgo alemão Friedrich Dürrenmatt, autor de "Justiça".
1935 - A Académica sagra-se vencedora do campeonato de Coimbra, competição que dá acesso à fase final do campeonato, onde estão as oito melhores equipas nacionais. Depois da vitória a uma bola no primeiro jogo, a Briosa empatou 1-1 (golo de Correia) com o União. Este é o primeiro jogo a ter transmissão radiofónica em Portugal, através de um posto amador. O autor do relato é António Madeira Machado, estudante de Direito.
1966 - É criada a Organização de Solidariedade para com os Povos da Ásia, África e América Latina.
1969 - A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - União Soviética) lança a sonda Venera 5 com destino a Vénus.
1977 - A imprensa francesa publica a Carta 77, documento da dissidência checa, na qual se destaca Vaclav Havel.
1984 - É aprovado em Conselho de Ministros o decreto lei que regula a constituição de bancos comerciais ou de investimento por entidades privadas.
1990 - O Governo panamiano retira as honras, postos e cargos ao antigo Presidente, general Noriega.
1993 - A guerra regressa a Angola, com a recusa dos resultados eleitorais por Jonas Savimbi, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).
2005 - O antigo ditador chileno Augusto Pinochet é colocado em prisão domiciliária, em Los Boldos, a 130 quilómetros de Santiago do Chile.
2007 - Entra em vigor o novo regulamento sobre transportes de animais na União Europeia, que prevê melhores condições e novas salvaguardas para o seu bem-estar.
- Morre, com 95 anos, João Bacharel, militante do PCP, último sobrevivente da revolta armada de operários de 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande.
2008 - O alargamento do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços, de caráter fixo, entra em vigor, adicionando novas áreas, como os notários privados, à lista dos estabelecimentos com livro de reclamações.
- O Presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, é reeleito com 53,47% dos votos na primeira volta das presidenciais georgianas, consideradas fraudulentas pela oposição pró-russa, que exige uma segunda volta.
- Morre, aos 82 anos, o escritor e crítico literário Luiz Pacheco.
2011 - O italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, é anunciado pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol como o melhor guarda-redes da primeira década do século XXI.
- A Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares instalada em Ponta Delgada, Açores, é certificada pela International Monitoring System Division, do Provisional Technical Secretarial, sedeado em Viena. A estação integra a rede internacional da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares.
- Morre, com 74 anos, o pintor moçambicano Malangatana Valente Ngwenya.
2012 - Morre, com 72 anos, o maestro e compositor Pedro Osório.
- Morre, aos 91 anos, Isaac Díaz Pardo, intelectual galego.
2014 - Morre, aos 71 anos, o antigo futebolista, Eusébio da Silva Ferreira. O Governo decreta três dias de luto nacional.
- Morre, com 66 anos, Nelson Ned, cantor brasileiro intérprete de êxitos como "Tudo Passará".
2016 - Morre, aos 90 anos, Pierre Boulez, compositor e maestro francês.
2018 - Morre, aos 95 anos, Fernando Macedo Cabral, coronel e último dos comandantes de batalhão do general António Spínola na guerra da Guiné.
- Morre, aos 87 anos, John W. Young, astronauta pioneiro do programa espacial norte-americano com seis saídas ao espaço e uma aterragem na Lua.
2019 - A Assembleia Nacional da Venezuela (onde a oposição detém a maioria) elege Juan Guaidó, de 35 anos, (dirigente do partido Vontade Popular) como presidente deste órgão.
2020 - Os deputados parlamentares chavistas elegem Luis Parra como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, perante o protesto do anterior líder, Juan Guaidó, impedido de entrar, durante horas, pela polícia.
- Morre, aos 84 anos, Hans Tilkowski, antigo guarda-redes internacional alemão.
2021 - Morre, aos 83 anos, o escultor João Cutileiro.
2023 - A Assembleia da República chumba a moção de censura ao Governo apresentada pela Iniciativa Liberal, com os votos contra do PS, PCP e Livre e as abstenções do PSD, BE e PAN.
- Morre, aos 94 anos, Michael Snow, músico, pintor, escultor e cineasta canadiano, autor de clássicos do cinema experimental como "Wavelenght" (1967). Venceu o Festival International du Cinéma Expérimental de Knokke-le-Zoute e La Région centrale (1971).
2024 - Morre, aos 65 anos, José Mendes, presidente do Sporting da Covilhã.
- Morre, aos 92 anos, Mário Zagallo, antigo jogador e técnico brasileiro, único vencedor de quatro Mundiais de futebol.
2025 - Morre, aos 88 anos, Costas Simitis, antigo primeiro-ministro grego (1996-2004). Um dos fundadores do PASOK (Movimento Socialista Pan-helénico.
PENSAMENTO DO DIA:
Todos os que dançam, dançam ao som de um passado... Quem sabe se não é essa a primazia da vida sobre a morte Cees Nooteboom (1933), escritor holandês.