DNOTICIAS.PT
Madeira

Gigantes do sector dos cruzeiros pretendem reforçar escalas na Madeira

Foto APRAM
Foto APRAM

Companhias de cruzeiro como Costa, Marella, MSC ou Holland America Line vão manter ou mesmo reforçar o número de escalas nos portos do Funchal e Porto Santo nos próximos anos. Foi essa a ideia que os responsáveis daquelas empresas transmitiram aos representantes da Administração de Portos da Madeira (APRAM), no âmbito da participação na Seatrade Europe 2025, a maior feira europeia do sector, que decorreu esta semana em Hamburgo, Alemanha.

“As conversas que tivemos em Hamburgo deixam-nos muito optimistas. O sector dos cruzeiros vive um momento de grande dinamismo e é muito significativo perceber que já estamos a negociar reservas com quatro e cinco anos de antecedência, o que demonstra a importância da Madeira como porto de escala e como referência no corredor atlântico”, disse a presidente da APRAM, Paula Cabaço, citada numa nota desta empresa pública, que recorda os resultados das vendas e das boas avaliações que o destino Madeira tem recebido no contexto dos itinerários das ilhas atlânticas e a conjuntura favorável nos mercados europeus mais tradicionais, como o alemão e o inglês.

A APRAM esteve representada em Hamburgo nos pavilhões da ‘Cruise Atlantic Islands’ (parceria com Canárias, Açores e Cabo Verde) e do Cruise Portugal (que reúne a maioria dos portos nacionais). A nota da empresa pública explica que os contactos estabelecidos no evento dão perspectivas de consolidação e até mesmo crescimento do destino, o que está alinhado com a estratégia desenhada pela Secretaria Regional da Economia para este sector. “A nossa presença na Seatrade Europe 2025 foi importante para transmitirmos uma mensagem de confiança aos nossos parceiros e para reforçar a imagem que a Madeira tem como destino seguro, competitivo e altamente valorizado pelas principais companhias de cruzeiros a nível mundial”, resumiu a presidente da APRAM.

Além de Paula Cabaço, a APRAM esteve representada pela directora comercial, Patrícia Bairrada. Vários operadores do sector, como JFShipping, DMC Madeira, Blandy Shipping, Blandy Travel, Wilhelmsen, CarrisTur e BC Tours marcaram igualmente presença no evento.

Os representantes da APRAM aproveitaram a deslocação a Hamburgo para realizarem uma reunião com a Cruise Lines International Association (CLIA), para abordar o desenvolvimento conjunto de projectos na área educacional. Exemplo disso é o ‘All Aboard’, que tem por objectivo promover junto das crianças e jovens as carreiras profissionais que a indústria de cruzeiros oferece.