UE desembolsa mais de 4.000 milhões de euros para recuperação da Ucrânia
A Comissão Europeia desembolsou hoje mais quatro mil milhões de euros para apoiar a Ucrânia para ajudar o país a reerguer-se das consequências da invasão russa, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o executivo comunitário anunciou a disponibilização de um total de 4,05 mil milhões de euros - 3,05 mil milhões de euros provenientes do programa da Comissão que vai ajudar na reconstrução do país e mil milhões de euros de uma iniciativa excecional de assistência macrofinanceira.
O valor vai ser disponibilizado por ocasião das comemorações do 34.º Dia da Independência da Ucrânia, no domingo, dia 24 de agosto, e que desde 2022 tem sido celebrado sob ocupação russa em grande parte do território ucraniano.
Desde o início da invasão russa, no final de fevereiro de 2022, a União Europeia, através dos países que compõem o bloco político-económico, disponibilizou mais de 168 mil milhões de euros em assistência humanitária, económico-financeira e militar à Ucrânia.
Desde o arranque do programa de assistência para o país invadido, em março de 2024, a União Europeia desembolsou 22,7 mil milhões de euros.