DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Mercado Quinhentista entre 6 e 8 de Junho com novidades

Machico prepara já a XVIII edição deste que é um dos maiores eventos culturais do concelho

Os Treefolk serão uma das novidades na edição deste ano do Mercado Quinhentista. 
Os Treefolk serão uma das novidades na edição deste ano do Mercado Quinhentista. , Foto DR

A XVIII edição do Mercado Quinhentista acontece entre 6 e 8 de Junho, em Machico, com um cartaz onde não faltam novidades no que aos artistas convidados diz respeito. 

Em nota enviada à comunicação social, a Escola Básica e Secundária de Machico, que organiza o evento, dá conta de que serão mais de 700 os artistas que vão actuar, ao longo dos três dias, nos quatro palcos montados no centro histórico da cidade, garantindo "uma programação rica e diversificada, com grupos de animação de excelência que trarão música, teatro, dança, circo e experiências imersivas ao público madeirense e visitantes".

" Entre os destaques internacionais está o grupo Treefolk, oriundo de Sevilha, especializado em música medieval, renascentista e temas históricos variados", refere a mesma nota, dando conta de que esta será a primeira vez deste grupo em Machico.

Novidade será, também, "o destemido e visualmente impactante Circo Pirata", um espetáculo internacional que mistura acrobacias, teatro e fantasia. 

No conjunto de artistas e grupos que vão actuar na edição deste ano do Mercado Quinhentista, destaque, também, para Emad Selim, que do Egipto traz a dança 'Sufi'; os 'Urro das Marés' regressam dos Açores. No conjunto incluem-se, também, os 'Guindilhas', que actuarão pela primeira vez em Machico; o mesmo acontece com os 'Porbatuka', grupo de percussão de Almada composto por jovens artistas. 

"A componente teatral será marcada pelos grupos 'Jenus', com o seu humor improvisado e interactivo que prometem muita emoção e gargalhada e os já conhecidos 'Almanach CRL', referência nacional na recriação histórica com quase três décadas de experiência", faz saber a organização. Da cidade histórica de Santa Maria da Feira chega o Grupo Coral Medievus.

A estes grupos juntam-se dezenas de grupos regionais.