Estação de tratamento de águas residuais do Caniço retomou funcionamento
Câmara de Santa Cruz diz estar a investigar origem de descarga ilegal
"Neste momento, estamos em condições de informar que o emissário [submarino que serve a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Caniço] foi desobstruído e que todo o sistema já recuperou o seu normal funcionamento pelas 16h30, de hoje", após uma notificação da Direção Regional do Ambiente e Mar (DRAM), anunciou a Câmara Municipal de Santa Cruz num comunicado de imprensa remetido ao final desta tarde às redacções.
Ambiente notifica Câmara de Santa Cruz para reparação urgente na rede de saneamento do Caniço
A Direção Regional do Ambiente e Mar (DRAM) notificou com caráter de urgência a Câmara Municipal de Santa Cruz (CMSC) para proceder à reparação imediata de uma falha grave no sistema de saneamento básico do concelho, na sequência de uma descarga de esgoto a céu aberto ocorrida entre os Reis Magos e a Atalaia, nas proximidades da Reserva Natural do Garajau.
Na mesma nota, o executivo disse também suspeitar de "uma descarga ilegal a montante da ETAR que está a ser investigada".
A Câmara Municipal de Santa Cruz diz também estranhar o comunicado emitido pela DRAM, alegando que "foi esta autarquia a primeira a dar conhecimento à DRAM do ocorrido e a informar sobre os procedimentos já em curso no sentido da reparação da obstrução do emissário".
"Acresce, que o Município está empenhado numa solução duradoura para a qual necessita de cerca de 1.5 milhões com vista à beneficiação de todo o sistema", indica a mesma nota, avançando que "para o efeito, o município já solicitou, com carácter de urgência, uma audiência ao novo Secretário Regional da tutela do Ambiente, no sentido de encontrarmos uma solução conjunta".
Para o edil santa-cruzense a solução "pode passar pela assinatura de um contrato programa, até porque trata-se de um equipamento recentemente transferido pelo Governo Regional para a competência municipal".
"Note-se que apesar da transferência da competência ter sido concretizada, a titularidade do equipamento mantém-se na esfera do Governo Regional", acrescenta a mesma nota.