DNOTICIAS.PT
Madeira

CMF assinala Dia Mundial do Saneamento Básico e destaca investimentos municipais no sector

None
Foto CMF

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinala hoje, 19 de Novembro, o Dia Mundial do Saneamento Básico, data reconhecida pela ONU desde 2013 com o objectivo de alertar para a importância do acesso universal a instalações sanitárias e a serviços de saneamento que assegurem a recolha, o encaminhamento e o tratamento das águas residuais domésticas.

De acordo com o comunicado enviado, nos últimos anos, "o Município do Funchal tem realizado diversos investimentos no sector do saneamento básico. Entre os projectos em execução ou concluídos estão a reabilitação da ETAR do Campo Almirante Reis, no valor de 3,3 milhões de euros, a construção da Estação Elevatória de Águas Residuais dos Socorridos, num investimento de 2 milhões de euros, e a construção da Estação de Tratamento Primário do Vale do Lazareto, com um custo de 19 milhões de euros."

Lê-se, ainda, que estão, igualmente, em elaboração os projectos de reabilitação das estações elevatórias do Gavinas e do Monumental-Lido.

O município encontra-se, também, "a desenvolver o Plano Estratégico de Saneamento da Cidade do Funchal, que definirá as necessidades futuras de drenagem e tratamento de águas residuais do concelho."

A autarquia recordou que a utilização inadequada dos sistemas domésticos de águas residuais origina problemas de gestão nas redes públicas, como entupimentos, episódios de poluição marinha e custos adicionais de manutenção. Nas redes prediais, o uso incorreto pode causar obstruções que obrigam à contratação de serviços de desentupimento ou à realização de obras.