DNOTICIAS.PT
Assembleia Legislativa Madeira

PS considera que transportes terrestres são o principal problema

None

Gonçalo Leite Velho considera que o debate sobre mobilidade aérea e marítima deveria ser alargado à mobilidade terrestre, uma vez que esse é o maior problema dos madeirenses.

Em 2024, lembra, circularam na Região 21,5 milhões de passageiros nos autocarros, uma média de 60.000 passageiros por dia.

"Hoje, há zonas da Madeira onde os engarrafamentos já não são notícia. A Via Expresso entre a Ribeira Brava e a Calheta está congestionada quase todos os dias. O trânsito entre o Caniço e o Funchal é notícia constante seja pelos acidentes, seja pelos engarrafamentos", afirma.

O turismo e a logística são factores de pressão que temos de ter em conta.

"O PS-Madeira propõe uma revisão profunda da forma como consideramos a mobilidade na Região, incluindo os seus planos — PAMUS-RAM, PIET-RAM e PURMET — para garantir que estão alinhados com os desafios da sustentabilidade, da coesão territorial e da qualidade de vida", afirma.

Por isso, embora não sendo esse o tema do debate, o deputado socialista deixa perguntas ao Governo:

"Que medidas concretas estão previstas para fazer face à pressão acrescida trazida pelo turismo e a logística ao tráfego rodoviário", pergunta.

Também perguntam, "quando será apresentada uma atualização dos planos de mobilidade que inclua uma rede de transporte público eficaz, articulada e acessível para todos os madeirenses".