DNOTICIAS.PT
Madeira

Chuva, vento e agitação marítima forte na semana da Páscoa

A depressão 'Nelson' vai condicionar o estado do tempo na Madeira

None

O Instituto Português do Mar e Atmosfera prevê que a depressão 'Nelson', nome atribuído pela AEMET (serviço meteorológico espanhol), vai condicionar o estado do tempo na Madeira, estando prevista, chuva, vento e agitação marítima. 

O núcleo principal desta vasta região depressionária, com ondulações frontais associadas, estendem-se desde a Islândia e a Madeira, influenciando, desta forma, o estado do tempo no arquipélago.

Neste sentido, estão previstos períodos de chuva e aguaceiros, que deverão ser mais intensos e frequentes amanhã, 28 de Março, e sábado, dia 30.

Há, ainda, a previsão de neve, que cairá nos pontos mais altos da ilha entre o final da tarde de amanhã e de sexta-feira, não sendo tão provável nos dias seguintes. 

No que concerne ao vento, este será do quadrante oeste moderado a forte, pontualmente com rajadas até 80 km/h, podendo atingir 90-100 km/h nas terras altas da ilha da Madeira, diminuindo de intensidade a partir da tarde do Domingo de Páscoa.

A temperatura mínima vai variar entre os 1 e os 15ºC, sendo entre 0 e 4ºC nas terras altas da ilha da Madeira, já as temperaturas máximas estarão entre os 16 e 21ºC, não ultrapassando os 10ºC nas terras altas.

Por fim, a agitação marítima será um parâmetro relevante nos próximos dias, visto as ondas estarem de noroeste e atingir os 6 metros na Costa Norte e no Porto Santo, entre o meio da tarde de quinta-feira e o início da manhã do dia 30, podendo atingir, nesse período, 10 metros de altura máxima.

No início da manhã de sábado, dia 30, a altura significativa das ondas diminui para 4 a 5 metros, mantendo-se até a manhã de domingo sob aviso amarelo.