DNOTICIAS.PT
Madeira

Capitania do Porto do Funchal volta a alertar para agitação marítima forte

Autoridades desaconselham passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima

None
Foto Arquivo

A Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto do Funchal, volta a alertar para as previões de agitação marítima forte, pelo menos até às 18 horas de amanhã.

De acordo com o aviso emitido na tarde desta terça-feira, na sequência das informações actualizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apontam para a ocorrência de vento de N/NW moderado a fresco, por vezes muito fresco, tornando-se fresco a muito fresco a partir da manhã.

Ainda assim, a visibilidade no mar será boa, por vezes moderada.

Já a ondulação, na costa Norte, conte com ondas de NW, com 1,5 a 2 metros, aumentando para 2 a 3 metros a partir da manhã e para 3,5 a 4,5 metros no final da tarde. Na costa Sul, são esperadas ondas de W/SW com 1 metro, aumentando para 1 a 2 metros.

Marinha e Autoridade Marítima deixam alerta para o agravamento das condições meteorológicas na Madeira

A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional emitiram um alerta para o agravamento das condições meteorológicas na Madeira, nomeadamente a partir das 12 horas desta quarta-feira e até às 18 horas de sexta-feira, 22 de Março.

Face às condições de mar previstas, a Capitania do Porto do Funchal recomenda "a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente: reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda; não praticar a actividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", podemos ler no aviso divulgado.