DNOTICIAS.PT
Desporto

Sporting vence por 3-0 em Arouca e pressiona Benfica na luta pelo título

None

O Sporting venceu hoje na deslocação a Arouca, por 3-0, com dois golos apontados no período de compensação do segundo tempo, reforçando a liderança da I Liga de futebol, à 25.ª jornada, e distanciando-se do Benfica.

Com este resultado, o líder Sporting chega aos 62 pontos, provisoriamente mais quatro do que os 'encarnados', que recebem ainda hoje o Estoril Praia, com os 'leões' a terem ainda uma visita a Famalicão em atraso.

Por sua vez, o Arouca encerrou a sua série de duas vitórias consecutivas e mantém-se no sétimo lugar da I Liga, com 34 pontos.

O conjunto 'leonino' adiantou-se no marcador por Viktor Gyökeres, aos 19 minutos, numa primeira parte sofrida, mas a tranquilidade viria apenas a chegar nos instantes finais, primeiro por Geny Catano, aos 90+1, e Morten Hjulmand, aos 90+6.

A formação arouquense começou por apresentar uma oposição forte aos 'leões', superiorizando-se em termos de posse de bola e elaboração de ataques, de modo a neutralizar o favoritismo da equipa de Rúben Amorim.

Ainda assim, aos 19 minutos, os líderes do campeonato chegariam à vantagem, na primeira clara oportunidade de golo da partida, por Gyökeres, que se isolou assim no topo da lista de melhores marcadores da competição, com 19 golos, e consumou a quinta jornada consecutiva a 'faturar'.

O internacional sueco finalizou uma jogada iniciada por Francisco Trincão, que colocou o esférico para a corrida de Matheus Reis, pela esquerda, e contou com um excelente cruzamento rasteiro do lateral para uma finalização fácil, 'à boca' da baliza.

Gyökeres teve, nove minutos depois, nos pés, oportunidade para dar conforto ao emblema 'verde e branco', quando se isolou diante de Ignacio de Arruabarrena, mas o guardião do Arouca conseguiu fazer a 'mancha' ao remate, impedindo o segundo tento sportinguista. 

Os 'lobos' não se resignaram e, até intervalo, assumiram as rédeas do encontro, com bastante mais posse de bola, na procura de reduzir a desvantagem, perante um Sporting muito resguardado defensivamente.

A formação de Daniel Sousa teve no remate rasteiro de Morlaye Sylla, aos 34, a sua principal oportunidade em todo o primeiro tempo, tentativa apenas travada por uma grande intervenção de Franco Israel.

À entrada na segunda metade (49 minutos), a equipa de Alvalade esteve novamente perto do golo, com Gyökeres a explorar, na profundidade, o adiantamento da defensiva arouquense, a passe de Morita, mas Arruabarrena levou uma vez mais a melhor sobre o ponta de lança.

O jogo foi diminuindo significativamente de ritmo, algo que poderá estar relacionado com o desgaste proporcionado pelo intenso calendário do Sporting, mas os 'leões' conseguiram gerir a partida de modo a não conceder muitas oportunidades ao Arouca, ao contrário do que havia acontecido no primeiro tempo.

No primeiro minuto do período de compensação, Geny Catamo fez um golo de belo efeito a sentenciar o encontro, driblando a partir do corredor direito para o centro e 'fuzilando' as redes adversárias.

Ainda abalado pelo segundo golo, o Arouca viria a sofrer novamente no último suspiro, cinco minutos depois, por Hjulmand, que aproveitou um erro na primeira fase de construção dos 'lobos' para recuperar a bola em terrenos adiantados e fechar o marcador no 3-0 final.