DNOTICIAS.PT
Madeira

330 mil euros para remodelar a Lota do Porto Santo

Empreitada tem um prazo de execução de cerca de 4 meses

None

Está contratada a empreitada de remodelação da Lota do Porto Santo. Trata-se de uma obra há muito desejada pelos armadores e pescadores da 'Ilha Dourada'. 

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas, adjudicou a obra à Alçado Direito Engenharia e Reabilitação, Lda. por um total de 330 mil euros (329.232,52 euros incluindo IVA) em Agosto último.

O prazo de conclusão dos trabalhos é de cerca de quatro meses (120 dias), estando previstas intervenções que garantam o "funcionamento normal da Lota do Porto Santo", com todo o interior e exterior da estrutura a serem remodelados, com a premissa de reutilizar "o máximo de equipamento existente", bem como garantir uma melhor eficiência energética. 

Localizada na Estrada de Jorge de Freitas, no Porto de Abrigo do Porto Santo, a lota foi inaugurada a 15 de Dezembro de 2006, tendo sido alvo de uma 'intervenção de fundo' para corrigir problemas relacionados com a corrosão e danos causados pelos anos de utilização em Julho de 2021. Um investimento de 12.365,25 euros, que não terá sido suficiente para fazer face ao avançado estado de degradação da infra-estrutura. 

Do 'caderno de encargos' da empreitada de remodelação da Lota do Porto Santo constam: substituição das chapas de cobertura, por chapas perfiladas de aço galvanizado; instalação de painéis solares térmicos; alteração do sistema de funcionamento da câmara de congelados, passando a câmara de refrigerados; fornecimento e instalação de máquina de gelo compacta 1000 kg/dia; reparação das instalações eléctricas. lnstalação de painéis solares fotovoltaicos e passagem de toda a iluminação para tecnologia LED; reparação das portas seccionadas e de toda caixilharia; revisão do sistema de climatização; desmantelamento da máquina de gelo existente e reposição do cais; reparação de pavimentos das câmaras frigoríficas; fornecimento e instalação de grua móvel 550 kg; substituição da vedação exterior; substituição de tampas de pavimento no exterior, por tampas em aço galvanizado.