Madeira

Qualquer um pode ajudar a limpar a orla costeira

Semana Europeia da Limpeza Costeira com acções na Madeira. Hoje há acção na Praia Formosa

None

O Dia Internacional de Limpeza Costeira assinalou-se ontem, mas hoje e nos próximos dias, muitos vão juntar-se para dar o seu contributo, parco, é certo, mas significativo para deixar a nossa orla costeira mais aprazível. Pelas 16h30, dá-se início à limpeza costeira no Funchal (no âmbito deste dia e desta semana, numa acção de limpeza que ocorrerá na Praia Formosa, com organização da ‘Água Salgada’, “um projeto não lucrativo e que visa a consciencialização para os perigos do lixo marinho”.

A concentração será no junto ao ‘On Water Academy’, na parte nova da promenade e nas imediações do Pestana Gardens.

Com o lema “O oceano é global, a ação é local!”, a iniciativa que decorre entre 16 e 24 de Setembro de 2023 para celebrar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, “uma iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho. É um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água”, refere a Fundação Oceano Azul, a verdadeira promotora da iniciativa.

“Pelo 5º ano consecutivo, a Fundação Oceano Azul convida todas as organizações e entidades do Continente e Ilhas, a organizar ações de limpeza e a promovê-las com o objetivo de mobilizar a sociedade civil”, escrevem no portal dedicado.

E acrescenta: “Após 4 edições, a iniciativa do Dia Internacional de Limpeza Costeira já envolveu mais de 300 organizações” em “625 acções” e contribuiu para “640 km limpos” por “mais de 18 600 voluntários” e a recolha de “mais de 122 toneladas de lixo”.

O evento tem ainda o apoio do Gabinete em Lisboa do Parlamento Europeu e da Representação em Portugal da Comissão Europeia, no âmbito da iniciativa #EUBeachCleanUp, incentivam as organizações nacionais a dinamizarem ações de limpeza e a sociedade civil a participar nesta que é uma iniciativa global com impacto local, promovendo a sensibilização e a consciencialização para a problemática do lixo marinho”, diz a entidade europeia.

O lixo marinho representa uma séria ameaça para a biodiversidade, para a saúde humana e para a economia. Cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar. As ações de limpeza e monitorização de lixo nas praias revelam-se fundamentais para sensibilizar a população quanto à dimensão deste problema. Representação em Portugal da Comissão Europeia

De acordo com a programação da Oceano Azul e mediante as inscrições no seu portal, ontem mesmo a Câmara Municipal do Porto Santo e o Gabinete da Administração Pública do Porto Santo realizaram uma acção de limpeza na Ribeira do Tanque, que esteve aberta ao público. Não há informação ainda disponível de como decorreu a acção.

Além das duas acções já referidas, nos próximos dias decorrem outras acções.

Amanhã, dia 18 de Setembro, a partir das 9h30, sob organização da Lobosonda e da Ocean Devotion Madeira, que voltam “a associar-se à Greeneract, à Digital Nomads Madeira e à Poiomar para uma limpeza da praia no sudoeste da Madeira, desta vez no âmbito da corrente de eventos da Fundação Oceano Azul para o Dia Internacional da Limpeza Costeira 2023”, anunciam no Facebook.

E incentivam: “Junte-se a nós e vamos celebrar juntos os oceanos e o nosso planeta!” O local da acção será a Madalena do Mar e o ponto de encontro será no parque de estacionamento (Zona Oeste), sendo que os voluntários devem levar luvas reutilizáveis para recolha, sapatos adequados, água para beber e sacos para recolha (reutilizáveis; evite plástico!). Uma acção aberta ao público.

No dia 20, quarta-feira, decorrem três acções.

Uma na Praia Formosa, a partir das 9h00, sob organização da Frente MarFunchal, da Bravantic e apoio do Município do Funchal, igualmente aberta ao público, enquanto outra acção, mas fechada ao público, será dedicada à limpeza subaquática (a única destas acções), promovida pela Frente MarFunchal e pela Câmara do Funchal, com a colaboração do Centro de Mergulho 'Splash & Dive', a partir das 11 horas na Baixa do Carneiro, junto ao Complexo Balnear do Lido e no Ilhéu do Gorgulho.

Também fechada ao público irá decorrer pelas 9h30 uma acção nas Fajãs do Cabo Girão, com organização da Europe Direct Madeira e da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos.

Por fim, na Ribeira Seca, outra acção fechada ao público, no dia 23, pelas 12h00, organizada pela Madeira Divepoint.

Na verdade, como escrevemos no início, qualquer um pode agir, pegar num saco, numas luvas e passar um tempo nessa recolha de lixo contribuindo à sua mínima conta para reduzir o impacto do que nós todos ajudamos, directa ou indirectamente, a deitar ao mar.

É fundamental aumentar a conscientização sobre a poluição marinha e como os nossos hábitos impactam o oceano. Estima-se que até 37 milhões de toneladas de resíduos plásticos chegarão anualmente aos oceanos até 2040. #EUBeachCleanup 2023 da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia (DG MARE)

Outras iniciativas do dia

Este é o último dia de uma competição no Mundial a decorrer na Calheta. A 22.ª edição do World Masters Mountain Running Championship, que está a decorrer na Ponta do Pargo, Calheta, termina este domingo com as provas de longa distância da competição. A Long Distance Race é uma corrida com uma distância aproximada de 32 kms, feita num circuito com partida e chegada no centro da Ponta do Pargo passando, entre outras localidades, nas montanhas da Fajã da Ovelha e Fonte do Bispo. A partida será dada às 8h para o sector feminino, com a corrida masculina a ter início meia hora mais tarde. Uma competição que junta atletas de 22 países e esta prova final vai contar com mais de três centenas de participantes.

Também na Ponta do Pargo, a partir das 09h00 dá-se a abertura da XXXVIII Festa do Pêro, com a missa, pelas 11h00, na Igreja Paroquial da Ponta do Pargo e intervenção de Miguel Albuqerque (com entrega de prémios aos agricultores) pelas 12 horas.

Pelas 10h00, o Clube Aventura da Madeira organiza um evento desportivo denominado ‘Orientação Funchal’, sendo que a entrega de prémios está prevista pelas 12h15 na Rua Dr. António José de Almeida, junto à Assembleia Regional.

Pelas 11h00 a equipa do Marítimo recebe o Famalicão da Liga BPI feminina, no Estádio da Madeira.

Pelas 11h30, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a CMF organiza os ‘Domingos Ativos’, composta por diversas atividades lúdicas, que irão decorrer na Avenida do Mar e das Comunidades, com a presença do presidente da autarquia, Pedro Calado. O ponto de encontro será no Heliporto (Cais 8).

Pelas 15h00, o Portosantense recebe o Pevidém a contar para o Campeonato de Portugal, no Estádio de Câmara de Lobos.

À mesma hora, Brito Sport Clube recebe o Marítimo B para o Campeonato de Portugal, no seu Parque de Jogos, no Concelho de Guimarães.

Igualmente pelas 15h00, o Montalegre recebe a AD Camacha para o Campeonato de Portugal, no Estádio Dr. Diogo Alves Vaz Pereira.

Também a essa hora, o Marítimo recebe o Torreense para a Liga feminina sub-19 no Complexo Desportivo do Marítimo

Acções de CAMPANHA ELEITORAL para as Regionais de dia 25 de Setembro

09h30 às 11h30 - IL em campanha eleitoral com visita ao Mercado do Santo da Serra, com a presença do líder nacional Rui Rocha, além de João Cotrim de Figueiredo, Carla Castro, Joana Cordeiro, Patrícia Gilvaz, Nuno Morna e Carla Chaterley, seguido de almoço Luso Venezuelano, entre as 12h00 às 16h00, na Ribeira Brava.

10h30 - BE em campanha eleitoral no Mercado de Santa Cruz, com Mariana Mortágua e Pedro Filipe Soares a anunciarem proposta para os transportes.

11h00    - CDU em campanha eleitoral no concelho de Santa Cruz, com a presença de Edgar Silva, junto à Capela da Mãe de Deus, na Assomada, Caniço.

11h00    - MPT em campanha eleitoral na Festa Nossa Senhora da Piedade, no Caniçal.

11h00    - Somos Madeira realiza uma iniciativa na zona da Penteada (próxima ao Madeira Tecnopolo), onde será construído mais um empreendimento de habitação a custos controlados.

11h50    - JPP em campanha eleitoral com Élvio Sousa, na freguesia de Santana, em contacto com a população após saída de missa, em frente à Igreja Paroquial de Santana.

15h00    - PTP em campanha eleitoral junto à Câmara Municipal do Funchal.

20h00    - Chega realiza jantar-comício na Estalagem da Encumeada, na Ribeira Brava.

20h00    - PS-Madeira realiza jantar-comício com militantes e simpatizantes, com intervenção política de  Sérgio Gonçalves, no Restaurante ‘A Parreira’, em São Roque.

Efemérides

Principais acontecimentos verificados no dia 17 de setembro, Dia Universal dos Microrganismos, Dia da Língua Mirandesa e Dia Mundial para a Segurança do Doente:

1630 - Fundação da cidade de Boston, no Massachusetts, EUA.

1665 - É declarada a epidemia de peste bubónica em Londres.

1768 - Morre, aos 91 anos, Manuel da Maia, um dos projetistas de Lisboa, após o terramoto de 1755.

1787 - É proclamada a primeira Constituição política dos EUA.

1850 - Nasce o escritor e diplomata português Guerra Junqueiro, em Freixo de Espada-à-Cinta.

1900 - Proclamação da Comunidade da Austrália como uma união federal de seis colónias britânicas.

1901 - Nasce o escritor português, José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, em Vila do Conde.

1922 - Nasce Agostinho Neto, primeiro Presidente da República Popular de Angola.

- O Presidente da República António José de Almeida é o primeiro Chefe de Estado português a visitar o Brasil desde a independência.

1967 - Confrontos entre claques do Kayserispor e do Sivasspor no estádio Atatürk, em Kayseri, na Turquia, provocam 40 mortos e mais de 300 feridos. Parte da assistência entra em pânico e corre para as saídas.

1978 - É assinado, em Camp David, nos EUA, o Acordo de Paz entre Israel e o Egito.

1986 - Um atentado bombista em frente aos armazéns ‘Tati’, em Paris, faz sete mortos e 55 feridos. A ação é um dos 15 ataques (incluindo três fracassados) perpetrados pela rede terrorista pró-iraniana de Fouad Ali Saleh, em 1985 e 1986. No total, morrem 13 pessoas e 303 ficam feridas.

1991 - O número de países da ONU sobe para 166, com a admissão das duas Coreias, dos três Estados bálticos, da Micronésia e das Ilhas Marshall.

1994 - Morre, com 92 anos, Karl Popper, filósofo britânico de origem austríaca.

1995 - O Partido Democrático de Hong-Kong vence as eleições legislativas.

2002 - O antigo líder do CDS-PP Manuel Monteiro apresenta o movimento cívico "Por uma Europa Nova".

2004 - Portugal, Espanha, França e Holanda estabelecem acordo numa "declaração de intenções" para a criação de uma força europeia de polícia militarizada, que actuará em situações de crise.

2005 - Governo anuncia prestação extraordinária para idosos com rendimentos inferiores a 300 euros por mês, a partir de janeiro 2006.

- Atentado no mercado de Bagdad provoca mais de 60 mortos.

- É inaugurada a exploração comercial da Linha Amarela (D), entre as estações Câmara de Gaia e Polo Universitário (Porto).

200 - Morre, com 75 anos, o professor Armando Simões dos Santos, fundador da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

2008 - Atentado com carros-bomba faz 16 mortos na embaixada dos EUA em Sanna, no Iémen.

- Morre, com 66 anos, o cubano Humberto Solas, um dos cineastas mais importantes da América Latina e fundador do Festival do Cinema Pobre, em Havana.

2009 - Prosador, poeta e dramaturgo português, Miguel Barbosa é distinguido pela União Brasileira de Escritores com a Medalha Jorge Amado.

2015 - Moçambique declara que está livre de minas antipessoais, ao fim de mais de duas décadas de um programa de desminagem em todo o país, um dos cinco mais ameaçados do mundo por este tipo de engenhos.

- O Parlamento Europeu vota favoravelmente a proposta da Comissão Europeia para a criação de um mecanismo para recolocar mais 120 mil refugiados pelos Estados-membros.

2020 - Os conselhos de administração dos espanhóis CaixaBank e Bankia dão 'luz verde' à fusão entre as duas instituições para criar o maior banco em Espanha que terá ativos de mais de 650 mil milhões de euros

- "A Herdade", de Tiago Guedes, vence os prémios Sophia de melhor filme e melhor realização.

- Morre, aos 77 anos, Winston Groom, jornalista e escritor norte-americano, autor do romance "Forrest Gump", adaptado para o cinema por Robert Zemeckis.

2021 - A Assembleia da República aprova na generalidade, com os votos a favor do PSD, CDS, Iniciativa Liberal e oito deputados do PS, o projeto social-democrata para transferência da sede do Tribunal Constitucional e Supremo Tribunal Administrativo para Coimbra.

- Covid-19: Portugal deixa de ter concelhos em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 (incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos por 100 mil habitantes).

- Morre, aos 84 anos, Abdelaziz Bouteflika, antigo Presidente argelino, exonerado em 2019 após protestos pró-democracia, ao fim de 20 anos no poder.

- Morre, com 95 anos, Alfonso Sastre, escritor dramaturgo e argumentista espanhol, considerado um dos principais expoentes da denominada "Geração dos 50". Foi militante do Partido Comunista, de 1975 a 1977. Em 1946 fundou, juntamente com José Gordón, Medardo Fraile, Alfonso Paso, José María Palacio e Carlos J. Costas, o grupo de teatro vanguardista Arte Nuevo. Galardoado com o Prémio Nacional de Teatro em 1985 e em 2003 recebeu o Prémio Máximo de Honra pela sua contribuição para a criação teatral, com obras como "Patético Prólogo" (1950), "O Sangue" de Deus" (1955), "O Camarada das Trevas" (1972), "O Único Filho de Guillermo Tell" (1980), "Teoria das Catástrofes" (1993) ou "Chuva de Anjos em Paris" (1994).

Este é o ducentésimo sexagésimo dia do ano. Faltam 105 dias para o final de 2023.

Pensamento do dia:

"As estruturas operatórias da inteligência não são inatas". Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço.