Madeira

Programas de Verão em Câmara de Lobos envolveram 289 crianças

None

Um total de 289 crianças e jovens do concelho de Câmara de Lobos participaram, nos meses de Julho e Agosto, em diversas actividades vocacionadas para a ocupação de tempos livres, no período de interrupção lectiva, organizadas pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Hoje de manhã, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, realizaram-se as actividades de encerramento destes campos de Verão.

Na oportunidade, Leonel Silva, presidente da Câmara em exercício temporário de funções, ressalvou que a autarquia continuará a apostar neste tipo de actividades. “Somos um Concelho familiarmente responsável, facto reconhecido pelo galardão atribuído em Janeiro, pelo quarto ano consecutivo, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. A realização destes campos de férias enquadra-se nessa política de responsabilidade. Apesar das inúmeras ofertas a nível privado é dever da autarquia proporcionar às famílias do Concelho, tanto mais na situação económica atual, uma alternativa ao alcance dos seus rendimentos, sem descurar a qualidade das actividades oferecidas.”

‘Lobos Radical’ e ‘Biblioteca a Brincar… e a aprender’ foram as actividades estruturadas em dois períodos de quatro semanas cada, uma no mês de Julho e outro no corrente mês de Agosto, funcionando entre as 9h00 e as 17h00.

A autarquia câmara-lobense entende que “a organização destes campos de férias são uma mais-valia para as crianças e famílias do concelho”, lembrando que Câmara de Lobos “é um dos municípios da Região com maior taxa de jovens no conjunto populacional, sendo que estas actividades decorrem da aposta da autarquia em proporcionar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças e jovens participantes, nomeadamente ao nível do reforço de competências educacionais, culturais, sociais e desportivas, fomentando assim o diálogo e a partilha entre os mesmos através de experiências enriquecedoras que facilitam a inclusão e promovem a tolerância e o respeito”.

As actividades realizadas no âmbito do ‘Lobos Radical’ envolveram 225 participantes, entre os 6 e os 14 anos, divididos em dois núcleos e quatro grupos. Um com base na Escola Básica do 2.º e do 3.º Ciclo do Estreito de Câmara de Lobos e outro com base na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas. As atividades realizadas contemplaram a prática desportiva, praia, animação de grupo, visitas de estudo a vários pontos de interesse cultural e museológico, acções de formação não formal e sensibilização para problemáticas transversais à sociedade.

Em relação ao programa ‘Biblioteca a brincar…e a aprender’, foi frequentado por 64 jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos, e teve por base a Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos e o Núcleo da Biblioteca do Curral das Freiras. Os participantes tiveram a oportunidade de ocupar os seus tempos livres em actividades lúdicas, educativas, culturais e desportivas, através de visitas de estudo, oficinas de leitura, artes em palco e prática de desporto.