Madeira

Mais de 200 apartamentos a custos controlados serão construídos na Penteada

Projecto será oficialmente apresentado em Setembro

None

Ao abrigo do Programa Casa Própria o Governo Regional vai apresentar em breve mais um projecto habitacional a custos controlados, desta feita composto por mais de duas centenas de fogos e a ser construído na Penteada.

A revelação foi feita hoje por Pedro Fino, secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, durante a apresentação do projecto a ser construído na freguesia do Imaculado Coração de Maria, Funchal.

Junto ao terreno em causa, no Caminho dos Saltos, e acompanhado do presidente do Governo Regional, fez saber que serão ali construídos 55 fogos ao abrigo do Programa Casa Própria, um programa já aprovado em Decreto Legislativo Regional, para promover a habitação económica na Região, através do regime de construção a custos controlados.

Este programa prevê um conjunto de incentivos a conceder às cooperativas de habitação e promotores imobiliários para construção e reabilitação de imóveis para habitação económica, e posterior alienação a preços ajustados à taxa de esforço da classe média e dos jovens em início de vida profissional.

A conjugação destes incentivos irá permitir que o valor final de aquisição seja até 30% inferior ao preço de mercado.

Reafirmou que o Governo Regional está empenhado, paralelamente com outros programas habitacionais já criados, em ajudar a classe média e os jovens em início de vida profissional na aquisição de uma habitação própria permanente.

Ainda relativamente ao local onde irão ser construídos os 55 apartamentos, trata-se de um terreno pertencente à RAM, que será cedido, em breve, à IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, com uma área total de 5.650m2.

O projecto de arquitectura propõe a construção de três blocos, perfazendo um total de 55 fracções, dos quais 16 serão de tipologia T1, 23 de tipologia T2 e 16 de tipologia T3.

Uma vez concluídos, estes fogos poderão ser adquiridos pelas famílias que se candidatarem ao Programa Casa Própria.