Madeira

Publicado o Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência

None

A apresentação pública do Guia Regional de Cidadania e inclusão da Pessoa com Deficiência, já disponível on-line, aconteceu, esta manhã, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência já está disponível

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, preside hoje ao encerramento, às 11 horas, da sessão de apresentação pública do Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência.

“O Guia Regional de Cidadania e inclusão da Pessoa com Deficiência tem como missão auxiliar a pessoa com deficiência na fácil identificação dos apoios e recursos existentes, bem como no reconhecimento e promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência, com vista à sua autonomia, participação plena e autodeterminação”, começou por explicar Ana Sousa, Coordenadora da Comissão responsável pela elaboração do documento.

O guia “agrega informação sobre várias áreas de interesse dos serviços públicos da Região Autónoma da Madeira e facilita a tomada de decisão na promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência”, pretendendo ainda ser “uma ferramenta prática, dinâmica e atualizada na fácil identificação dos apoios e recursos existentes, com uma linguagem clara e acessível, que ajude as pessoas com respostas em função das suas necessidades”, aclarou Ana Sousa.

Mais de 450 pessoas apoiadas na Madeira

Por seu turno, a presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira destacou “o trabalho feito no apoio às pessoas com deficiência, com a abertura do Centro de Inclusão Social da Madeira, uma estrutura de referência nacional, que agrega, num só equipamento, diversas respostas sociais e de apoio à pessoa com deficiência, o que permite trazer qualidade de vida aos seus utentes e facilitar os trabalhos dos profissionais”.

A Madeira tem também 11 Centros de Atividade e Capacitação para a Inclusão, um Centro de Apoio à Deficiência Profunda e um lar residencial. Infraestruturas estas que no seu conjunto apoiam mais de 450 utentes ao nível da transição para a vida adulta da pessoa com deficiência”, referiu Micaela Freitas.

"Trabalho multidisciplinar que envolve várias instituições e organismos públicos"

Já a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu o trabalho desenvolvido pelos vários organismos públicos e a importância deste documento orientador. “O objetivo máximo das políticas públicas, nesta área, é a autonomia dos nossos agentes”, começou por salientar Rubina Leal.

“A nossa Região tem estado, desde há largos anos, na linha da frente no que diz respeito às políticas de inclusão da pessoa com deficiência. Uma das maiores conquistas da Autonomia, é sem dúvida o olhar, o cuidar e o acautelar dos mais vulneráveis”, assegurou a vice-presidente do parlamento madeirense.

A finalizar, Rubina Leal, afirmou que “assegurar mais igualdade social é o caminho privilegiado para viabilizar a sustentabilidade regional”.

“Espero que sejam quebradas as barreiras, físicas e burocráticas do pensamento que subsistem na nossa sociedade, no que respeita à deficiência. O estigma é uma batalha contínua, e aquilo que temos que fazer é trabalhar para que isso seja diluído”, concluiu.

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania vincou que o Guia Regional de Cidadania e inclusão da Pessoa com Deficiência é “o cumprimento de mais uma orientação estratégica do programa do Governo, no que diz respeito à proteção, acompanhamento e inserção da pessoa com deficiência.”

“Pretende ser um instrumento informativo, formativo e agregador, reunindo a principal informação de várias áreas de interesse dos respetivos serviços públicos, com o principal objetivo de apoiar esta população na fácil identificação dos apoios e recursos existentes à sua disposição na nossa Região”, apontou Rita Andrade.

A Secretária Regional terminou agradecendo aos “227 trabalhadores do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que diariamente dão apoio aos utentes. É um trabalho difícil, diferenciado e de excelência que fazem”, enalteceu.

O Guia Regional de Cidadania e inclusão da Pessoa com Deficiência destina-se a toda a população, em especial às pessoas com deficiência e respetivas famílias, aos cuidadores informais, e às entidades públicas, privadas e sociais.