Madeira

Fé na ciência leva a “excesso de optimismo” na questão da longevidade

Fernando Araújo, professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, fala na conferência ‘Os Novos Velhos’

None
Foto Hélder Santos/Aspress

Fernando Araújo, professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, disse, esta tarde, na conferência ‘Os Novos Velhos’, promovida pela ‘Garouta do Calhau’, que “a fé que depositamos na ciência leva-nos a um excesso de optimismo” no que concerne à questão da longevidade.

Subordinado ao tema ‘A Sibila e Apolo: A Glória e a Maldição de Envelhecer’, num debate moderado pelo director do DIÁRIO, Ricardo Miguel Oliveira, o professor catedrático focou ainda na questão da medicina e nas “escolhas trágicas”, que implicam, por exemplo, que nos cuidados hospitalares seja dada primazia aos jovens, salvo raras excepções.

Para Fernando Araújo, o primeiro a intervir sobre a temática ‘Regras e Excepções’, o direito à vida acaba assim por se revestir de alguma subjectividade.

O ‘VII Encontro de Idosos - Os novos Velhos’, promovido pela Garouta do Calhau, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, vai realizar-se até 7 de Junho. Conforme revela a organização, o ciclo de conferências vai contar com a presença de várias personalidades nacionais e regionais. 

Três dias de debate para "olhar com outra lente" para a idade sénior

O 'Encontro de Idosos - Os Novos Velhos' debate as políticas de promoção do envelhecimento activo

Tânia Cova , 05 Junho 2023 - 14:50