5 Sentidos

Museu Quinta das Cruzes lança o Boletim MQC n.º 16 e o Boletim Infantil n.º 13

None

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado no passado dia 18 de Maio, sob o tema 'Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar', o Museu Quinta das Cruzes lança o Boletim MQC n.º 16 e o Boletim Infantil n.º 13, este ano publicados, excepcionalmente, no final de Maio, por ocasião da comemoração dos 70 anos da abertura oficial ao público, ocorrida a 28 de Maio de 1953.

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura salienta que publicação regular do Boletins MQC, desde 2004, "constitui um importante meio de divulgação do museu, de comunicação e de interação com a comunidade". A publicação reúne artigos produzidos relacionados com as artes decorativas e património cultural, como ainda, apresenta ao público o trabalho realizado pelo museu nas áreas de serviço educativo, investigação, inventariação, entre outros.

No mais recente exemplar, o público poderá encontrar os artigos 'O Museu Quinta das Cruzes', da autoria de Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura; 'As comunidades são fundamentais na vida de um museu – O exemplo' das 'quintas da Quinta (das Cruzes)', de Isabel Portugal e de Margarida Vilhena de Mendonça Gomes, da AAMQC e Siegward Sprotte (1913-2004) 'Um pintor e escritor na Madeira, entre 1975 e 2004', do investigador Eberhard Axel Wilhelm.

O Boletim Infantil, com o lançamento do conto 'Um portal para o Futuro' desvenda o tema central da edição, a sustentabilidade do planeta, do ambiente, em relação ao modo de vida e interpela os mais novos a reflectir e a descobrir que qualquer alteração na natureza traz problemas à principal função dos museus que é preservar e conservar as suas colecções. A actual edição dá ainda a oportunidade de conhecer um lado “invisível” do trabalho que se realiza nos museus, a Conservação Preventiva.

As publicações anuais "são já um compromisso de trabalho assumido pela equipa técnica e uma marca do MQC", contando, até à data, com a publicação de 29 boletins, entre o Boletim MQC dedicado ao público em geral e o Boletim Infantil criado para o público escolar.