Madeira

'Janela Única Logística' quer maior conectividade entre os portos e as cadeias logísticas

Projecto conta com 23 portos. APRAM foi pioneira

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

Cláudio Pinto, Director da Informação e Sistemas de Informação da Associação de Portos de Portugal, trouxe ao debate, nesta conferência 'Portugal e o Mar - A Engenharia Azul', o Projecto JUL - Janela Única Logística, Ecossistema digital nas redes logísticas e portuárias, com o qual se pretende uma maior conectividade dos portos com as cadeias logísticas.

Neste momento, 75% do comércio da União Europeia é realizado por mar nos portos da Europa, com destaque para os actos realizados nos portos de Roterdão, Hamburgo e Antuérpia, que representam 20% deste tráfego.

Cláudio Pinto explicou que este projecto não pretende se substituir às várias entidades que operam nos portos, mas pretende sim uma maior e melhor articulação. "Olhamos também para a Janela Única Logística como um instrumento para nivelar".

Na sua intervenção aproveitou para destacar o papel da Administração dos Portos da Madeira, que foi pioneira na implementação deste Projecto JUL. Contam-se agora 23 portos agregados, à excepção do Porto de Leixões, e que juntam mais de 4.500 utilizadores.