Madeira

Santa Cruz destina 600 mil euros para apoiar famílias no pagamento de creches

None

É já a partir do próximo ano lectivo que a Câmara Municipal de Santa Cruz vai apoiar as famílias no pagamento de creches e jardins de infância. O regulamento desta iniciativa foi hoje aprovado, em reunião de Cãmara, com os votos a favor da maioria JPP e a abstenção da Coligação Cumprir Santa Cruz.

São cerca de 600 mil euros que vão ser destinados a auxiliar com pagamentos que vão desde os 10 aos 60 euros mensais, conforme o escalão em que se inserem as crianças. A proposta vai agora à Assembleia Municipal e logo depois será anunciado o período de candidaturas.

Numa nota enviada à comunicação social, a autarquia lembra que "tem vindo a implementar importantes e inovadoras medidas sociais, não apenas com caráter assistencialista aos que mais necessitam, mas também como projecto de desenvolvimento de uma política social que seja multifacetada na sua aplicação e nos seus resultados". "Neste âmbito, os apoios à educação e formação de crianças e jovens são, muito provavelmente, aqueles que mais abrangência social atingem, na medida em que a aposta na infância e juventude é claramente uma aposta num futuro e naquele que é o maior capital de qualquer projeto de desenvolvimento: as pessoas", refere.

Este pacote de apoios destina-se também à classe média, "escalão onde se agrega grande parte do tecido social do concelho", e que muitas vezes fica 'de fora' de outros apoios existentes.

"Esta medida pretende ter um alcance considerável no aliviar da pressão que a inflação e a subida das taxas de juro têm vindo a exercer nos orçamentos familiares, nomeadamente no seio de famílias padrão, com filhos pequenos, ou jovens em idade escolar, com créditos à habitação e com ordenados que, embora não se situando nos padrões mais baixos, têm vindo a sofrer com o constante aumento do nível de vida", explica a mesma nota.

A medida tem, assim, por objetivo promover a integração e a equidade de acesso de oportunidades no apoio às famílias e respetivas crianças; reduzir as despesas associadas ao pagamento das mensalidades da creche, jardim de infância e do ensino pré-escolar;  cooperar no desenvolvimento pessoal e social das crianças, fomentando a sua participação em creches, jardins de infância e ensino pré-escolar; constituir um apoio às famílias na primeira etapa da educação e formação dos seus educandos; reduzir, principalmente, os custos económicos das famílias associadas à época do início do ano escolar.

Filipe Sousa, presidente da autarquia fez questão de sublinhar que estas medidas sociais, bem como outras como o apoio às pequenas cirurgias, são para a autarquia não um gasto, mas um investimento. Aliás, foram hoje aprovados mais processos de apoio às pequenas cirurgias, que o autarca disse provarem esta diferença de atitude entre a Câmara de Santa Cruz e o Governo Regional. “Para nós as medidas direcionadas para as pessoas e para a sua qualidade de vida é um investimento e não um gasto”, vincou