5 Sentidos

Câmara de Machico apoia Mercado Quinhentista com 100 mil euros

None
Foto Arquivo/Helder Santos/ASPRESS

A autarquia de Machico decidiu reforçar o apoio decidiu reforçar o apoio ao maior evento de recriação histórica da Região Autónoma da Madeira, o Mercado Quinhentista, considerando as atribuições do Município em matéria de educação, cultura e promoção do desenvolvimento do território a autarquia de Machico. No total falamos de cerca de 100 mil euros de apoio.

Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico, explicou foi firmado um acordo para um apoio, que se traduz numa comparticipação financeira atribuída à Associação Mercado Quinhentista na ordem dos 39.000 euros, que visa custear grande parte das despesas que se prendem com as actuações de grupos convidados, som, iluminação, ornamentação, assistência técnica, divulgação associadas a este reputado evento que recria as vivências quotidianas da capitania de Machico nos primórdios do seu povoamento.

O autarca de Machico salientou que para além do apoio financeiro, que este executivo municipal encetou, a autarquia continua a reforçar o apoio logístico no que toca à afetação de meios operacionais de carpintaria, serviço operacional, costura para confeção de trajes, serviço de bombeiros e proteção civil, transportes, aquisição de materiais, cedência da Casa da Música para alojamento de artistas e pagamento do serviço de policiamento durante a realização do evento.

Ricardo Franco referiu o papel de intermediação institucional da Câmara Municipal com as entidades parceiras nomeadamente o Sanas e a Capitania do Porto do Funchal.

“Todo este investimento que se cifra na ordem dos 100.600 euros representa a expressiva aposta do município de Machico neste grande cartaz turístico-cultural que tem impacto extremamente positivo no turismo e economia locais,, frisou o autarca.

Ricardo Franco ainda fez um apelo toda a população convidando a participar no Mercado Quinhentista para e disse que “todos possamos fazer parte do sucesso e do mérito deste projeto que se iniciou há 16 anos pela mão da Escola Básica e Secundária de Machico e prontamente acarinhado pela Autarquia.”

Abertura do Festival do Atlântico desloca-se para Machico

"A abertura do Festival do Atlântico será nesta sexta-feira e integrado no Mercado Quinhentista de Machico", recorda esta quinta-feira a organização daquele evento que, todos os anos, procura reconstituir aquele período da História.