Madeira

Curral das Freiras ganha novo caminho por 670 mil euros

Foto DR/CMCL
Foto DR/CMCL

É inaugurado neste sábado, 3 de Junho um novo caminho agrícola no Curral das Freiras, no caso no sítio da Terra-Chã, obra que custou 670 mil euros. A inauguração será 'à moda antiga', com presença dos presidentes do Governo e das Câmara, bem como restantes comitivas e jornalistas, além, claro, da população que, segundo consta, promete "fazer uma grande festa".

De acordo com nota da autarquia de Câmara de Lobos, esta é "uma obra que vem permitir o acesso automóvel a uma das zonas de mais difícil acesso da freguesia", a cujas moradias e terrenos agrícolas, antes era feito de "uma íngreme escadaria".

O caminho é curto, mas a sua importância é notória, não só na foto, como no contexto. "O caminho Agrícola da Terra-Chã desenvolve-se ao longo de 250 metros tendo o seu início junto à Estrada da Terra Chã e conclusão na Vereda da Terra Chã. Apesar da curta extensão, a sua construção era muito reivindicada pela população local, cujo o acesso às suas habitações era feito através da íngreme vereda em escadaria que a estrada vem substituir", assinala a nota da Câmara.

"Além da melhoria da qualidade de vida, nomeadamente da população mais idosa, cuja escadaria era muitas vezes impeditiva da sua saída de casa e não permitia a visita tão frequente de familiares ou o acesso fácil de ambulâncias quando necessárias, a obra incluiu a execução de diversas infraestruturas, com destaque para rede de rega, rede de distribuição de água potável, rede de drenagem de esgotos domésticos e rede de iluminação pública", evidencia.

Segundo o presidente da autarquia Pedro Coelho, "esta obra vem comprovar, mais uma vez, que o investimento na construção de estradas só não faz sentido para quem já está servido e tem carro à porta. Ao longo de gerações as pessoas da Terra-Chã tiverem que subir e descer uma íngreme vereda para terem acesso aos seus terrenos ou para o simples ato de ir à missa. Sei, por indicação dos mesmos, que os residentes estão muito felizes com esta intervenção e que planeiam fazer uma grande festa no dia da inauguração. Uma pequena obra que faz toda a diferença para as gentes desse sítio."

Como referido, a intervenção "representou um investimento municipal na ordem dos 670 mil euros e configura o cumprir de um compromisso assumido com a população", termina a autarquia.

As pompas e a circunstância começam oficialmente pelas 11 horas de sábado, cerimónia que será presidida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.