5 Sentidos

Câmara Municipal do Funchal apoia concerto do New Classic

None

Na próxima quarta-feira, 31 de Maio, às 18 horas, vai decorrer no Teatro Municipal Baltazar Dias, o concerto do New Classic com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

A associação começa a ser esboçada por Francisco Lopes, enquanto ainda estudante do Conservatório Escola das Artes da Madeira, e materializa-se em 2020, já na condição de profissional de música.

O seu conceito assenta em dois princípios fundamentais: mostrar que a música contemporânea pode coexistir em perfeita simbiose com a música erudita, dar luz e voz aos jovens músicos madeirenses, através da promoção de eventos culturais que lhe permitam dar a conhecer o seu trabalho e o seu talento, enaltecendo assim o panorama artístico regional.

Este concerto é algo que a associação há muito almejava. "É a luz que deixa ver e ir além do imperceptível. É a realidade de um sonho projetado, daí que o concerto tenha o nome 'Luz ao Fundo'", refere nota enviada pela autarquia.

A primeira parte do concerto marca o início deste percurso e, como tal, será dedicada à música clássica/contemplativa, protagonizada por alunos do Conservatório, de diversas idades e áreas de formação (música, teatro, dança e artes plásticas) que são convidados a ser luz neste concerto e a ver este projecto como uma luz ao fundo no seu trajeto pessoal e profissional.

A segunda parte representa uma das derivações desta viagem, que conduz a um repertório mais contemporâneo, atravessando diversos estilos artísticos de diferentes territórios, com especial enfoque para o jazz, o indie e a música portuguesa.

No total participarão 19 artistas, incluindo Luana Kyrychenko (piano), Malina Chojnowska (violoncelo), Iryna Kózina (piano), Chiara Nobile (violino), Inês Ornelas (acordeão), Francisco Lopes (guitarra), Guilherme Mendonça (teatro), Laura Aguilar (teatro), Ricardo Dias (contrabaixo), Inês Ornelas (acordeão), Emanuel Inácio (contrabaixo), Luís Daio, Carina Araújo e Bruno Ferreira (bailarinos), Luis Caldeira (bateria), Vítor Fernandes (saxofones), Beatriz Dória (piano), Afonso Teles (bateria) e Guilherme Gomes (voz).

O apoio surge no âmbito do apoio ao associativismo e a atividades de interesse municipal com a New Classic, sendo que a organização deste evento de relevo cultural obriga um conjunto de investimentos humanos, técnicos e financeiros, associados à sua produção e realização, os quais só são possíveis de concretizar pela associação mediante o apoio financeiro concedido pelo município.