Madeira

"É necessário mobilizar fundos nacionais e europeus para pesquisa científica e inovação na economia azul"

Comissário Europeu elogia Portugal como líder na economia azul durante Conferência Portugal e o Mar que acontece no Funchal

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

O Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, dirigiu uma mensagem em vídeo aos presentes na conferência organizada pela Ordem dos Engenheiros destacando a importância da ligação de Portugal com o mar, felicitando Portugal pela presidência do Comité Estratégico do Atlântico.

O comissário Lituano, Sinkevičius, realçou a nova abordagem da Comissão Europeia para uma economia sustentável, em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu. Essa iniciativa coloca a União Europeia como líder global em sustentabilidade oceânica, e a Estratégia Marítima Atlântica apoia essa abordagem por meio de estratégias de especialização inteligente e mobilização de fundos regionais.

O Comissário destacou a necessidade de engenheiros portugueses para ajudar na descarbonização da produção e transporte de energia, acelerando a transição energética nos setores de pesca e aquicultura mencionando ainda a missão "Restore our ocean and Waters by 20-30", que faz parte do Horizonte Europa e visa restaurar a saúde dos oceanos e ecossistemas interligados.

A Estratégia Nacional para o Mar de Portugal, 2021/2030, servirá como base para o país desempenhar um papel activo na busca por soluções globais, liderando pelo exemplo no combate às alterações climáticas, proteção e restauração de ecossistemas, descarbonização da economia e promoção de energias renováveis, bem como a promoção do conhecimento científico, inovação e educação marinha.

O comissário europeu elogiou o fato de o Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal incluir reformas e investimentos no campo da economia azul. No entanto, ressaltou que é necessário mobilizar fundos nacionais e europeus para pesquisa científica e inovação na economia azul, destacando a disponibilidade de fundos como o Horizonte Europa, Fundo Europeu de Pesca e Aquicultura Marítima, Blue Invest, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e o Fundo Azul Português.

O Comissário concluiu a mensagem de vídeo desejando muito sucesso para a conferência e expressou o seu interesse em saber mais sobre os resultados da discussão.