Madeira

Agricultura avalia prejuízo da chuva na produção de cerejas

Técnicos vão para o terreno já amanhã avaliar os 'estragos' causados pela chuva dos últimos dias

None
Foto: ML

Governo Regional promete apoios caso os prejuízos sejam avultados.

Alguns técnicos da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural vão já amanhã para o terreno avaliar os estados das cerejeiras e 'deitar contas' aos prejuízos financeiros provocados pela chuva mais intensa que tem caído nos últimos dias, quando se atravessa um período que é considerado muito sensível no ciclo desta cultura.

“Os nossos técnicos têm realizado um importante trabalho junto dos produtores, fazem constantemente levantamentos das reais situações e, amanhã, voltarão ao terreno para avaliar os estragos que emergiram das condições atmosféricas adversas e provocaram a queda da cereja madura, nomeadamente a avaliação da perda económica”, explica o secretário com a tutela da agricultura.

Para este ano, Humberto Vasconcelos notou que as perspectivas apontavam para "uma campanha com muito boa produção, ou seja, muito superior à do ano transacto", mas a chuva dos últimos dias pode hipotecar essas expectativas, sendo necessário "realizar uma nova avaliação, decorrente desta alteração climática e tudo fazermos para apanhar o maior número de cerejas para que não apodreçam”, disse o governante.

Há dois anos, o Governo Regional, perante a fraca frutificação das cerejeiras, entregou aos produtores de cereja apoios financeiros extraordinários, no montante global de 100 mil euros, muito por força da falta de temperaturas suficientemente frias durante o Inverno, situação que este ano foi até bastante favorável.

“Se os prejuízos forem avultados, o Governo Regional irá intervir novamente, na defesa dos nossos agricultores, como sempre o fez”, garantiu o secretário regional.