A Guerra Madeira

IL-M acredita que a "democracia liberal sairá reforçada"

No Dia da Europa, partido lembra guerra na Europa, com "a Rússia autocrática" a atacar a Ucrânia

None

A Iniciativa Liberal-Madeira lembra que no dia 9 de Maio de 1950, pelas 16 horas, "Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou em Paris uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia".

Esta proposta, "conhecida como 'Declaração Schuman', baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional".

A IL-M exulta aquele que "foi o marco inicial do que é hoje a União Europeia".

"Paz, livre circulação de pessoas, de capitais, de bens, de serviços e de oportunidades. Desenvolvimento económico, economia de mercado e mobilidade. Cooperação e comércio em vez de guerra‪. Libertação das ideologias totalitárias que arrasaram a Europa", recorda a coordenação da IL-M, num texto enviado às redacções..

Hoje há de novo uma Guerra em solo europeu. A Rússia autocrática ataca a Ucrânia porque não consegue explicar à sua população como é que num país ao lado as pessoas passarão a viver melhor. Os ucranianos querem viver numa democracia liberal, os ucranianos querem ser mais Europeus. Tal significa mais qualidade de vida, almejar um melhor futuro para os seus filhos, conseguir uma vida com mais oportunidades, crescimento económico, educação, saúde, liberdade política, afastamento da miséria, da censura, da violência de Estado. A Rússia autocrática recorre à agressão como forma da sua elite política se conseguir manter no poder quando fica exposto à sua população por comparação que o seu sistema político e a sua governação esmagam o seu povo.  Putin diz que a democracia liberal está obsoleta. Está errado. A democracia liberal sairá reforçada e o seu encontro na União Europeia conduz a um longo projecto de paz. Que seja um projecto que se reforce na Liberdade. Coordenação IL-M