Madeira

20 bordadeiras de casa aperfeiçoam a 'arte' em formação do IVBAM

None

Vinte bordadeiras de casa, com idades compreendidas entre os 40 e os 50 anos, naturais dos concelhos do Funchal e Câmara de Lobos, participam numa acção de formação de aperfeiçoamento, que decorrerá no edifico do IVBAM, na Rua Visconde de Anadia. São 25 horas de uma formação que pretende  melhorar e aprimorar a aquisição de competências durante o período ativo das bordadeiras de casa, perspectivando-se proteger, salvaguardar e melhorar este ‘saber fazer’ das artes tradicionais e técnicas da arte de bordar.

"Esta iniciativa reforça junto das formandas a importância do conhecimento sobre a codificação e respetiva interpretação do desenho estampado com foco na harmonização total da peça bordada", explica uma nota da Secretaria  Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural .

Já amanhã, pelas 12h30, o Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, participa na cerimónia de entrega de certificados às participantes.

Esta iniciativa, insere-se no plano de actividades de formação que o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato pretende dinamizar ao longo deste ano, estando previstas mais iniciativas desta natureza a outras bordadeiras de casa.