Madeira

Fernando Tordo leva 'As Canções da Minha Vida' esta noite à Feira do Livro de Santa Cruz

None
Global Imagens 

É com o espectáculo 'As Canções da Minha Vida' que Fernando Tordo sobe, hoje, pelas 21 horas, ao palco dos Reis Magos, estando a sua actuação inserida na II Feira do Livro de Santa Cruz, iniciativa organizada pela autarquia local, que, tal como o ano passado, assinala a Revolução dos Cravos. 

Neste espectáculo, o artista irá recordar os grandes temas e as memórias que sobressaem da sua vida artística. Canções icónicas, como 'Estrela da Tarde', 'Tourada', 'Adeus Tristeza' ou 'Cavalo à Solta', com novos arranjos, que convidam o público a mergulhar no talento das palavras e das melodias que se escutam.

O cantautor será acompanhado por Valter Rolo (piano) e Lino Guerreiro (saxofone e flauta), músicos de reconhecido talento que, nos últimos anos, têm contribuído para a renovação das suas composições. 

Como não poderia deixar de ser, Fernando Tordo irá se apresentar em palco com o carisma, energia e sentido de humor que os fãs tão bem lhe conhecem e têm apreciado ao longo da sua carreira. 

Com um percurso artístico de impressionante longevidade, que se prolonga por mais de 50 anos, é autor de algumas das canções mais célebres da música portuguesa. Graças ao seu inegável talento, o seu trabalho enquanto cantor e compositor permitiu-lhe construir uma carreira ímpar, repleta de edições discográficas, com composições e concertos marcantes. 

Recentemente, Fernando Tordo foi um dos nomes da música e cultura portuguesas condecorados pelo Presidente da República, em Lisboa. O artista foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa com o grau de comendador da Ordem da Liberdade. 

A seguir ao espectáculo do cantautor, nos Reis Magos, que foi anunciado em primeira mão pelo DIÁRIO, haverá fogo-de-artifício, assinalando a passagem do dia 24 para 25 de Abril.

A Feira do Livro de Santa Cruz começou no passado dia 20 termina amanhã, 25 de Abril. 

Consulte a programação desta segunda edição: 

Saiba que os outros assuntos marcam a agenda desta segunda-feira, 24 de Abril:

Às 10 horas, realiza-se uma conferência de imprensa do CDS-PP, junto à Pizzaria Galosol.

Pelas 10h30, há novo encontro inserido no I Evento Ferrari Owners. 

Às 11h30, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realiza uma visita de trabalho às obras de 'Retrofit' da Central Térmica do Porto Santo que estão em fase de conclusão. Nesta visita será acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa de Electricidade da Madeira, Francisco Taboada, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, e do adjunto do Governo Regional da Madeira, Roberto Silva.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, a partir das 11h30, a escola básica e secundária de Santa Cruz, que assinala o seu 25.º aniversário. 

O JPP promove uma iniciativa política, às 12 horas, na Assembleia Legislativa da Madeira. 

A Assembleia Legislativa da Madeira recebe, pelas 15 horas, uma reunião de trabalhos da 7.ª Comissão Especializada Permanente da Administração Pública, Trabalho e Emprego. 

A USAM - União dos Sindicatos da Madeira promove uma iniciativa, às 16 horas, com vista à mobilização para o 1.º de Maio, junto ao Largo do Phelps. 

Às 16h30, o SERAM reúne-se com o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, na Rua da Carreira. 

Na véspera de assinalar o meio século da Revolução de Abril, terá lugar, no auditório do Jardim Municipal, a partir das 20 horas, um espectáculo musical,  intitulado ‘De Zeca a Sobral’ se cantará ao ‘Som da Liberdade’, que será protagonizado por Laura Silva (voz), Vasco Gil (piano), Francisco Coelho (bateria), Emanuel Inácio (contrabaixo) e Francisco Andrade (saxofones). 

Principais acontecimentos registados no dia 24 de Abril, Dia Mundial da Medicina Veterinária, Dia Mundial do Animal de Laboratório, Dia de Comemoração do Genocídio Arménio, Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão e Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz:

1792 - "La Marseillaise", "A Marselhesa", é composta pelo compositor francês Claude-Joseph Rouget de Lisle.

1890 - Criação da Biblioteca do Congresso, dos EUA.

1898 - A Espanha declara guerra aos EUA, perante a exigência norte-americana para a retirada imediata dos espanhóis de Cuba.

1915 - O império Otomano lança a deportação em massa dos arménios que conduzirá à perseguição e ao genocídio.

1916 - Começa a revolta da Páscoa, em Dublin, pela irmandade republicana irlandesa.

1917 - Morre o escritor português Abel Botelho. Tinha 62 anos.

1926 - A Alemanha e a URSS assinam o tratado de amizade e neutralidade.

1932 - O partido nazi de Adolf Hitler vence as eleições na Baviera, Prussia, Wurttenberg e Hamburgo.

1970 - A China lança o seu primeiro satélite artificial.

- Proclamação da República da Gâmbia.

1974 - Otelo Saraiva de Carvalho e cinco oficiais do MFA (Movimento das Forças Armadas) instalam o Posto de Comando no Regimento da Pontinha. Os Emissores Associados de Lisboa transmitem a canção "E depois do Adeus", primeira senha do levantamento militar contra a ditadura.

1980 -- Tentativa frustrada de libertação dos reféns norte-americanos, na embaixada de Teerão.

1986 - Realiza-se no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o segundo transplante cardíaco em Portugal.

- Morre, com 51 anos, António Sande Lemos, um dos fundadores do PSD.

1990 - Delegações dos partidos angolanos MPLA, Movimento Popular de Libertação de Angola, e UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola, realizam, em Évora, o primeiro encontro oficial.

- Morre, com 67 anos, o compositor e músico de jazz norte-americano Dexter Gordon, mestre do be-bop.

- Lançamento do vaivém Discovery com o Telescópio Espacial Hubble.

1993 - O presidente da Assembleia da República, Barbosa de Melo, cancela as comemorações do 25 de Abril, em consequência do boicote dos jornalistas às atividades do Parlamento. Solidários com os profissionais da informação, o Presidente da República, Mário Soares, e a oposição faziam depender da solução do conflito a sua presença nas cerimónias.

1995 - Toma posse a Comissão de Transparência na Assembleia da República.

1996 - O Conselho da Europa aprova a adesão da Croácia.

- A Organização de Libertação da Palestina elimina do programa as cláusulas relativas à luta armada contra Israel.

1997 - O escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, mais conhecido como Pepetela ganha o Prémio Camões em 1997.

2003 - O FC Porto garante a presença na Final da Taça UEFA, depois de bater o Lazio, nas Antas, por 4-1.

2004 - Valentim Loureiro é constituído arguido no âmbito do processo Apito Dourado.

- Morre, aos 97 anos, a empresária norte-americana Estée Lauder, dona de um multimilionário império de produtos de beleza 'Estée Lauder', que fundou em 1946.

2005 - O eurodeputado José Ribeiro e Castro é eleito líder do CDS-PP.

- Joseph Ratzinger é entronizado Papa com o nome Bento XVI.

2006 - Os arguidos no processo sobre o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, incluindo o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o árbitro Jacinto Paixão, são ilibados, num despacho do Ministério Público do Porto, que também arquiva as acusações de corrupção e tráfico de influências contra o presidente da Liga de Clubes, Valentim Loureiro.

- O Irão rejeita a exigência do Conselho de Segurança da ONU para suspender o enriquecimento de urânio até 28 de abril.

- Três bombistas atacam a zona balnear de Dahab (mar Vermelho) e causam 20 mortos.

2007 - O Parlamento Europeu aprova, em Estrasburgo, a lei comunitária que cria um mercado único de pagamentos, visando simplificar e harmonizar os débitos por cartão bancário, levantamentos e transferências bancárias na União Europeia.

- Morre, aos 91 anos, Warren Avis, antigo piloto norte-americano, fundador da Avis Rent-a-Car, primeira empresa de aluguer de automóveis.

2008 - Morre o músico de jazz norte-americano Jimmy Giuffre, cuja inovação consistiu em dar um toque clássico às suas composições. Tinha 86 anos.

2009 - Gripe A (H1N1). O México inicia uma "campanha maciça" de vacinação perante mais de 50 mortes suspeitas.

- Morre Virgílio Marques Mendes, antigo jogador do FC Porto. Foi internacional português, tendo atuado 39 vezes pela seleção nacional. Tinha 82 anos.

2012 -- Morre, aos 53 anos, Miguel Portas, eurodeputado e fundador do Bloco de Esquerda.

- Morre Maria Augusta Barbosa, musicóloga fundadora das Ciências Musicais em Portugal, primeira portuguesa a obter um doutoramento na área. Tinha 100 anos.

2013 - Enrico Letta, número dois do Partido Democrata, é chamado a formar Governo como primeiro-ministro de Itália pelo Presidente da República, Giorgio Napolitano.

2014 - A judoca portuguesa Telma Monteiro faz história ao conquistar a 10.ª medalha em outras tantas participações em Europeus, alcançando o bronze na categoria de -57 kg em Montpellier, França.

- Morre, aos 92 anos, Tadeusz Rozewicz, poeta e dramaturgo polaco Prémio Europeu de Literatura em 2007 pelo conjunto da sua obra.

2016 - Morre Billy Paul, músico norte-americano, conhecido pelo tema "Me and Mrs Jones". Tinha 80 anos.

2017 - O liberal pró-europeu Emmanuel Macron vence a primeira volta das Presidenciais francesas com 24,01% dos votos, à frente da líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, que consegue 21,30% dos votos.

2018 - A Comissão Europeia decide aplicar uma multa de 125 milhões de euros à multinacional Altice por ter concretizado a compra da operadora PT Portugal antes da notificação ou autorização de Bruxelas, violando as regras comunitárias.

- O Tribunal Constitucional chumba a regra do anonimato de dadores da Lei de Procriação Medicamente Assistida, por considerar que impõe "uma restrição desnecessária aos direitos à identidade pessoal e ao desenvolvimento da personalidade das pessoas nascidas" através destas técnicas.

- Morre, aos 70 anos, Henri Michel, antigo futebolista internacional e selecionador francês, treinador da seleção gaulesa que conquistou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1986.

2019 - Os acionistas da EDP chumbam a alteração dos estatutos para acabar com a limitação dos direitos de voto a 25% do capital, pondo fim à oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges quase um ano depois.

- O Conselho de Ministros aprova a redução do IVA, para 6%, na componente fixa de eletricidade e gás natural para os consumidores com potência mais baixa.

- Morre, aos 88 anos, Abbasi al-Madani, Abassi Madani, líder histórico da Frente Islâmica de Salvação da Argélia.

2020 - Covid-19: O Presidente da República de Angola, João Lourenço, declara a prorrogação do estado de emergência por mais 15 dias, a partir de 26 de abril, com alívio de algumas medidas para permitir a retoma "paulatina da atividade económica".

- Morre, aos 69 anos, Abdullah al-Hamid, ativista saudita, galardoado em 2018 com o Nobel Alternativo a defensores dos direitos humanos.

2022 - Emmanuel Macron é reeleito Presidente de França, obtém 58,55% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,45% de Marine Le Pen, a candidata da extrema-direita.

Este é o centésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 251 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: "Mais afronta a mesura de um adulador, que uma bofetada de um inimigo". Padre António Vieira (1608-97), orador e escritor português.