Madeira

"CMF está a alcançar os objectivos propostos na defesa do ambiente "

None

Na abertura da Semana do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, que decorre até 5 de Junho, na Praça do Município, Pedro Calado deu nota que, além de mostrar o que a autarquia faz, nesta matéria, o objectivo, nesta edição, "é sensibilizar as pessoas" para a importância da diminuição no uso do plástico, o que, realçou, faz com que se tenha "um ambiente mais saudável", que é, aliás, o lema desta iniciativa, como relembrou, apontando que a CMF está a atingir os objectivos a que se propôs ambientalmente.

O presidente da Câmara Municipal salientou ainda as acções que decorrerão, ao longo desta semana dedicada ao ambiente, bem como a mostra das áreas de intervenção da autarquia, desde o Parque Ecológico do Funchal, onde decorre, como notou, uma acção de reflorestação muito importante, num investimento superior a um milhão de euros, isto com espécies escolhidas para minimizar «os riscos de incêndio.

Presentes também estão as Águas do Funchal, que sensibilizam para a problemática de não desperdiçar água e ter-se um "consumo correcto". É neste sentido que "a CMF está a fazer um investimento superior a 12 milhões de euros para reduzir as perdas de água»" sendo que já há resultados concretos, dado que "já baixámos 10% no volume de água adquirida (à ARM". Ou seja: "Há cada vez mais menos perdas, já que, presentemente, a edilidade adquire «menos três milhões e m3, o equivalente a dizer que dava para encher mil piscinas olímpicas".

Além disso, participam na Semana do Ambiente o Departamento de Espaços Verdes e Acção Climática, cujo trabalho o autarca classificou de "notável", e o Parque Ecológico do Funchal e ainda a Unidade da Causa Animal,  mais o próprio Departamento de Ambiente, para o qual foram adquiridas novas viaturas, num custo superior a cinco milhões de euros e contratados mais funcionários, mais de 30 cantoneiros  e 15 motoristas.

Falando de números, em concreto, o presidente da autarquia salientou que, em termos de percentagem de recolha selectiva, o objectivo era, até 2025, chegar aos 16% e, no final de 2022, já estava nos 15,5%, muito próximo do objectivo proposto.

Quanto à taxa de reutilização e reciclagem, o objectivo para 2025 é de 25%, sendo que, no ano passado, a autarquia já atingiu os «27,5%, o que significa que estamos a trabalhar de foram muito consciente e objectiva para alcançar os objectivos.

Quanto às toneladas de resíduos para reciclagem, no ano transacto, foram recolhidas 8 mil, "o que significa que vamos atribuir um valor financeiro – um euro por tonelada – na próxima semana à Liga Portuguesa Contra o Cancro à volta de 8 mil euros e também 8 mil euros para o Centro da Mãe".