Madeira

“Mudar comportamentos para garantir futuro das novas gerações”

Funchal dá início, hoje, à Semana do Ambiente. Conheça os restantes eventos na agenda para esta quarta-feira na Região

None

A 31 de Maio celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco, Dia Mundial da Esclerose Múltipla, Dia Nacional do Pescador e Dia Nacional das Coletividades

Começa hoje a Semana do Ambiente, um evento organizado pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), que vai contar com a presença de 600 alunos do 1º, 2º, 3º Ciclos da RAM.

Subordinada ao tema ‘Uma Só Terra’ Menos Plástico e Mais Ambiente, vai realizar-se um variado leque de iniciativas até 5 de Junho.

Segundo a organização, o evento visa promover uma maior consciencialização sobre o papel de cada um enquanto cidadão, reforçando que é importante “uma mudança efectiva de comportamentos’, para “garantir o futuro das novas gerações e da nossa continuidade na Terra”.

Fica o alerta para a diminuição do uso do plástico, para um uso mais inteligente, do reforço da sua circularidade e utilização de matérias-primas renováveis.

Ao longo desta semana, o município vai divulgar o trabalho realizado por diversos departamentos da autarquia, em prol da qualidade ambiental, no sentido de contribuir para a sustentabilidade da cidade, em termos ambientais.

Todos os dias será focado um tema específico, arrancando as iniciativas com as alterações climáticas e destacando o Parque Ecológico do Funchal, seguindo-se, no dia seguinte, os Jardins e Espaços Verdes, para na sexta-feira, 02 de Junho o destaque ser dado à água, com o foco nas Águas do Funchal.

Realça-se ainda da vasta programação o dia 05 de Junho, com a celebração do Dia Internacional do Ambiente, que inclui exposição de viaturas da CMF, da área da remoção de resíduos.

Para os alunos, as actividades vão passar pela criação de um herbário/caderno de campo, laboratório, peça de teatro “Os visitantes de Poluicúrio”, parede de escalada, percurso pedestre sensorial, jogos lúdico-pedagógicos, entre outros momentos temáticos.

Está também previsto um passeio com cães do Canil Municipal, que se realizará no Parque de Santa Catarina.

O evento contempla ainda a entrega de prémios e certificados a instituições e estabelecimentos de ensino que participam, durante o ano lectivo, nas actividades promovidas pela CMF.

Outras iniciativas agendadas para hoje na Madeira

8h30 - Projecto ‘Rotas do Bastonário - Engenharia em Movimento’ passa hoje pela Escola Secundária de Francisco Franco - Sala de Sessões.
A palestra, para mais de uma centena de alunos de Engenharias da Francisco Franco, será dinamizada por Fernando de Almeida Santos, actual Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

9h00 - Reunião Plenária n.º 67: Debate mensal, com a presença do Governo Regional, subordinado ao tema ‘Acessibilidades terrestres’.

9h30 – Prossegue a semana do Desporto Escolar, com actividades desportivas até às 17 horas.

9h30 - 'Fórum Ingress@ com Perspectiva', promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Juventude - Colégio dos Jesuítas

10h30 - O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participa na cerimónia de apresentação do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais - POCIR 2023 - instalações do Serviço Regional de Proteção Civil.

11h00 – Abertura da exposição  Memória – Totalitarismos na Europa - Museu de Imprensa da Madeira (MIM).
A sessão de abertura da exposição terá lugar pelas 11 horas de amanhã e contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Leonel Silva, do director executivo do Instituto +Liberdade, André Pinção Lucas, bem como do director do Diário de Notícias da Madeira, Ricardo Miguel Oliveira. 

'Memória – Totalitarismo na Europa' para ver no Museu de Imprensa

O Museu de Imprensa da Madeira, localizado em Câmara de Lobos, recebe a partir desta quarta-feira, 31 de Maio, a exposição internacional 'Memória – Totalitarismo na Europa', que retrata as "vítimas do nazismo, comunismo e fascismo na Europa". 

11h00 - O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), José Manuel Rodrigues, recebe em audiência um Conselho de oito embaixadores árabes, que se encontram de visita à Região até 2 de Junho.

11h00 – Iniciativa política da CDU, onde o Coordenador Regional, Edgar Silva, apresentará “propostas concretas para um plano urbanístico capaz de promover a humanização das zonas altas e super altas, nas ultraperiferias onde vivem milhares de famílias” - início do Caminho do Galeão, na Ponte do Medina, à Estrada Comandante Camacho de Freitas.

12h00 - O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, preside à abertura da Semana do Ambiente - Praça do Município.

12h00 – Reunião da 5ª Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais – ALRAM

14h15 - Julgamento - Irmão acusado de tentativa de homicídio num bar em Campanário -
Audição de Testemunhas

16h00 - O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente na cerimónia de entrega de prémios do Programa Ponto e Vírgula – Concurso ‘Grande Ideia 2023’ - no centro comercial La Vie, piso 0.
Nesta oitava edição serão distinguidos 47 alunos do ensino Secundário por trabalhos desenvolvidos em oito categorias distintas.  

17h00 - O SESARAM procede à assinatura de um protocolo de cedência temporária de Bens Culturais, com a Câmara Municipal do Funchal, que integra as peças de arte expostas, no âmbito da 49ª Feira do Livro – Funchal, 2023 - sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.  

Este é o centésimo quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 214 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia:

Canto o ar livre, a liberdade, a tolerância, sob a sabedoria democrática que é o terreno firme para todos. Walt Whitman (1819-92), poeta norte-americano

Efemérides

Principais acontecimentos registados no dia 31 de Maio

1232 - Canonização de Santo António de Lisboa.

1819 - Nasce o poeta norte-americano Walt Whitman, autor de "Leaves of Grass".

1910 - É fundada a União da África do Sul.

1924 - A China reconhece a URSS.

1926 - O Presidente da República Portuguesa Bernardino Luís Machado Guimarães, depois de 72 horas de resistência ao Golpe de Estado, renuncia, entregando os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.

1942 - II Guerra Mundial. Patriotas checos assassinam o dirigente da Gestapo, em Praga, Reinhard Heydrich. 

1947 - Protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa à ditadura do Estado Novo são calados com a intervenção violenta da polícia de choque. O professor António Flores, diretor da Faculdade, apresenta a demissão.

1961 - O Benfica conquista a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao vencer na final o Barcelona por 3-2, no Wankdorf Stadion, em Berna, na Suíça.

1962 - Execução, em Jerusalém, do nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio. Tinha 56 anos.

1964 - É lido, por um grupo de teatro, "Grândola", o poema que Zeca Afonso escreveu em agradecimento à Sociedade musical Fraternidade Operária Grandolense.

1969 - Convenção da Ação Socialista Portuguesa, no Porto. António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes assinam a declaração final.

1976 - A Indonésia completa a invasão e tomada de Timor-Leste.

1985 - A federação britânica de futebol determina a ausência das equipas inglesas de futebol das competições europeias, na época seguinte, após os incidentes de Heysel.

Heysel disaster 30 years on: footage of fans scrambling to escape – video

Friday marks 30 years since the Heysel stadium disaster where 39 people died

1986 -- Explosão do foguetão Ariane 2 na terceira fase de lançamento.

1988 - A Assembleia da República aprova a Lei da Rádio, para a liberalização do setor

1991 - Assinatura do Acordo de Bicesse para a Paz em Angola entre o governo do MPLA, no poder, e a UNITA.

2003 - O Concorde da Air France faz a última ligação aérea comercial entre Nova Iorque e Paris.

2004 - Termina a instrução do processo Casa Pia. Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves são ilibados. São pronunciados os restantes oito arguidos do processo.

- É lançado o canal RTP Informação.

2005 - O antigo diretor do FBI Mark Felt revela ter sido a fonte secreta dos jornalistas do Washington Post, "Garganta Funda", durante a investigação do caso Watergate.

2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia um programa para garantir a meio milhão de pessoas - estudantes, professores e trabalhadores em formação - o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de banda larga.

2008 - Manuela Ferreira Leite torna-se a primeira mulher a presidir ao PSD, em 34 anos de história do partido, ao ganhar as eleições diretas antecipadas, sucedendo no cargo a Luís Filipe Menezes. É eleita com 37,6 por centos dos votos, seguida de Pedro Passos Coelho, com 31,07 por cento dos votos e de Pedro Santana Lopes com 29,82 por cento. Pedro Santana Lopes anuncia que cessa funções como líder parlamentar por discordar do projeto da nova presidente do partido.

2010 - Israel ataca navios turcos de ajuda humanitária para Gaza, matando ativistas.

Relatório da ONU condena ataque israelense a frota de ajuda a Gaza - BBC News Brasil

Conselho de Direitos Humanos afirma que reação de militares de Israel foi 'desproporcional'.

2014 - Na Turquia, a intervenção da polícia para desalojar do parque Gezi e da praça Taksim milhares de manifestantes, entre os quais deputados da oposição, desencadeia violentos confrontos de que resultam dezenas de feridos.

2015 - O piloto Miguel Oliveira consegue o seu 1.º triunfo no Mundial de Velocidade (MotoGP), na categoria de Moto3, no GP de Itália.

2020 - Norte-americanos fazem manifestações em cidades de todo o país para protestar contra morte de George Floyd durante pico da pandemia no país.

2021 - A poetisa portuguesa Ana Luísa Amaral é galardoada com o XXX Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, que reconhece uma obra poética que contribui de forma significativa para o património cultural deste conjunto de países.