Madeira

SESARAM promoveu conferência sobre 'Anticoagulação no Doente Frágil'

None

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) promoveu esta terça-feira, 30 de Maio, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma palestra intitulada 'Anticoagulação no Doente Frágil', organizada pela Unidade do Doente Frágil (UDF), do Serviço de Medicina Interna do SESARAM.

A conferência contou com a presença do director do Serviço de Geriatria do Complexo Hospitalar e Universitário de Albacete, em Espanha, Pedro Abizanda Soler e com a cardiologista do Hospital Particular da Madeira, Susana Gomes.

Na palestra, moderada pelo médico internista e coordenador da UDF, Miguel Homem Costa, foi realçado um estudo prestativo iniciado em Fevereiro, liderado pelo médico Daniano Caires, com uma duração prevista de dois anos, em que será testada a relação entre alguns marcadores biológicos e a fragilidade. 

A UDF iniciou a sua actividade a 15 de Julho de 2021 e, até à data já tratou e acompanhou cerca de 225 doentes, recuperou 22 ‘altas problemáticas’ e reabilitou cerca de 193 utentes.

 “Os utentes entraram com o índice de Barthel em média de 24,4% e saíram com o índice de Barthel em média de 66,2%, ou seja, entraram na unidade de frágeis com uma dependência grave e saíram com uma dependência leve”, afirmou Miguel Homem da Costa. 

A UDF está sediada no 2.º Piso – Nascente, do Hospital dos Marmeleiros e tem actualmente 13 camas, é coordenada pelo médico Miguel Homem Costa e tem como subcoordenador o médico João Miguel Freitas e como Enfermeira Gestora, Helena Paula Lemos. A unidade conta com uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos. 

A Unidade do Doente Frágil do SESARAM é pioneira na RAM e no país, e no de 2022, ganhou três prémios no âmbito dos projectos desenvolvidos, a nível Nacional pela sua equipa.