Madeira

Mais de 100 doentes diagnosticados com Esclerose Múltipla na Madeira

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 30 de Maio

None

Hoje é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla; o laranja é a cor que representa esta doença

A Esclerose Múltipla (EM) é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e espinal medula). Segundo o site da Federação Internacional da Esclerose Múltipla, actualmente 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo são afectadas por esta doença.

No SESARAM estão diagnosticados mais de 100 doentes com Esclerose Múltipla, que são acompanhados no Serviço de Neurologia, na Consulta Externa, localizada no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla, assinalado oficialmente a 30 de Maio, visa congregar a comunidade de EM na sensibilização do público para esta doença, nomeadamente através da partilha de vivências, testemunhos e histórias que as pessoas afectadas têm para comunicar.

O tema para o dia da EM em 2020-2023 é ‘Conexões’, sob o lema: “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”.

O que é a Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, caracterizada pela desmielinização e neurodegeneração no Sistema Nervoso Central. Isto é, é causada por danos na mielina, um material gorduroso que isola os nervos, afectando a forma como os nervos conduzem os impulsos eléctricos de e para o cérebro.

É predominante nos adultos, com idades entre os 20 e os 40 anos, e que afecta maioritariamente pessoas do género feminino, sendo duas a três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens.

Os sintomas podem incluir visão turva, fraqueza nos membros, sensações de formigueiro, falta de equilíbrio, problemas de memória e fadiga.

É diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afectada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).

Não há um medicamento que cure a EM, mas existem tratamentos. A terapêutica utilizada para o tratamento desta doença tem como principal objectivo controlar a actividade da doença no sentido de atrasar a progressão da incapacidade dos doentes, a prevenção dos surtos e controlo dos sintomas.

Estudo associa obesidade abdominal a pior progressão da esclerose múltipla

 Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que a obesidade abdominal está associada a maior incapacidade e a mais problemas cognitivos em doentes com esclerose múltipla

"Esta investigação reforça a necessidade de monitorizar outras doenças em pessoas com esclerose múltipla. A monitorização e o controlo do perfil lipídico (colesterol) podem contribuir para melhorar o prognóstico", lê-se nas conclusões do estudo divulgado pela agência Lusa na véspera do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala esta terça-feira.

A obesidade abdominal traduz-se numa maior circunferência da cintura.

Foram analisados indicadores de síndrome metabólica, como a circunferência da cintura e o colesterol, e depois feita a relação com o curso da esclerose múltipla em cerca de meia centena de doentes.

De acordo com a FMUP, foram avaliadas pessoas com idades entre os 19 e os 61 anos e com três anos, em média, de evolução da doença.

"Este estudo corrobora a hipótese de que a síndrome metabólica, especialmente a obesidade abdominal, pode ser um fator importante no curso da esclerose múltipla, associando-se a mais incapacidade e compromisso da função cognitiva", considera a investigadora Joana Guimarães, que é também responsável da consulta de Esclerose Múltipla do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto.

Ainda de acordo com a síntese divulgada pela FMUP, os parâmetros foram medidos através de análises clínicas, ressonância magnética e avaliação neuropsicológica.

Foram analisados os vários componentes da síndrome metabólica, designadamente a obesidade abdominal, o colesterol e a tensão arterial.

Nesta amostra, 33,3% dos doentes estudados tinham valores de circunferência da cintura acima do normal e 29,4% tinham um compromisso da função cognitiva.

Além de Joana Guimarães, este artigo tem como coautores Ana Sofia Silva, Ricardo Soares dos Reis e Pedro Abreu, bem como investigadores do CHUSJ.

Para mais informações sobre esta doença consulte as seguintes páginas:

Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla

Website oficial da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. Seja bem-vind@!

European multiple sclerosis platform - We help people living with MS

We help people living with MS to rebuild their lives, by influencing policy and making sure that their needs are to the fore.

Numa outra nota, o Serviço Regional de Saúde promove também, esta terça-feira, uma conferência subordinada ao tema “Anticoagulação no Doente Frágil”, destinada aos profissionais de saúde, que terá lugar na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, pelas 09h30.

Recorde-se que, desde 2021, que a Madeira tem em funcionamento, no Hospital dos Marmeleiros, a primeira Unidade do Doente Frágil do país. O projecto – coordenado por Miguel Homem da Costa – conta actualmente com 13 camas e, só num ano, tratou 118 utentes, 99 dos quais regressaram a casa.

(Re)leia a entrevista que o coordenador desta unidade concedeu ao DIÁRIO, final do ano passado:

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00 Reunião Plenária n.º 66: A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, a partir das 9 horas. Entre outras propostas, será apreciada na generalidade o projecto de resolução, da autoria do JPP, intitulado “Recomenda ao Governo Regional da Madeira que inicie o procedimento de classificação do quarteirão da Segurança Social da Madeira (Antiga Caixa de Providência do Funchal)”, após apreciação pela 4ª Comissão Especializada.

Nesta reunião serão também votadas as seguintes iniciativas generalistas:

Pode ainda acompanhar os destaques da sessão plenária em tempo real no nosso liveblog:

09h30/17h00 A Universidade da Madeira (UMa) realiza a 30 de maio a Conferência Internacional, subordinada ao tema ‘Social Education on the Move: Multiplier Event’.

O evento, que irá decorrer no Edifício da Reitoria, integra o SoMovED, um projecto europeu financiado pelo programa Erasmus+, que procura introduzir ideias inovadoras no ensino, particularmente com o desenvolvimento de actividades “em movimento”, ou seja, actividades fora da sala de aula.

O SoMovED reúne 11 parceiros de 10 países (Croácia, República Checa, França, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia e Reino Unido), sendo liderado pela Universidade de Zielona Gorá (Polónia). Na Universidade da Madeira, integram a equipa do projeto Margarida Pocinho e Soraia Garcês, do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Artes e Humanidades.

A abertura da conferência vai contar com a presença do reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, do director regional da Educação, Marco Gomes; do presidente do Faculdade de Artes e Humanidades, Joaquim Pinheiro; e da coordenadora do Projeto SoMovED em Portugal e docente da UMa, Margarida Pocinho.

Segue-se a apresentação do SoMovED, da ideia à prática, da ciência à experiência, incluindo testemunhos de alunos e professores. Finaliza com um workshop “outdoor” sobre inovação na educação: como aprender fora e dentro das salas de aula.

10h00 A VI Conferência Regional MaRam, este ano subordinada ao tema da poluição costeira, tem hoje lugar no auditório do Museu de Eletricidade, no Funchal. A sessão de abertura contará com a intervenção da secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada.

10h30 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque visita, esta terça-feira, a Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, em Santana, centrando a atenção na sala do futuro daquele estabelecimento de ensino.

Actualmente, todas as escolas públicas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região estão dotadas de salas do futuro, compostas por: painel interativo; impressora 3D; kits de ciências, de electrónica, de programação e de robótica; material de imagem, som e vídeo para produção de conteúdos. Cada sala do futuro corresponde a um investimento aproximado de 30 mil euros.

11h00 O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe em audiência, na Assembleia Legislativa da Madeira, a Delegação da Coreia do Sul. Nesta audiência também estará presente o secretário da Educação, Jorge Carvalho.

À mesma hora, a CDU promove, na freguesia do Monte (mais concretamente no Caminho Novo da Levada da Corujeira), uma iniciativa política sobre o processo de legalização da casa, onde a deputada municipal Herlanda Amado fará uma declaração política, no âmbito da campanha do partido pelo direito à habitação.

12h00 O director de operações do Continente na Madeira, José Carlos Salvado, fará a apresentação do Festival ‘Bom Para A Madeira’ do Continente, nos jardins da Quinta Magnólia, no Funchal. Este Festival, de acesso gratuito, terá lugar na Praça do Povo, no próximo somingo, dia 4 de Junho, aliando a música à gastronomia, nomeadamente com degustação de produtos locais e showcookings de chefs de renome.

Festival 'Bom para a Madeira’ a 4 de Junho na Praça do Povo

‘Bom para a Madeira’ é o nome do Festival que o Continente leva à Praça do Povo, no Funchal, dia 4 de junho, domingo, das 12h00 às 21h00. Este Festival, de acesso gratuito, representa a celebração das tradições regionais, que aliam a música à gastronomia, nomeadamente com degustação de produtos locais e showcookings de chefs de renome. Destaque, também, para as atividades dedicadas aos mais pequenos.

15h00 Esta terça-feira realiza-se mais uma reunião do Conselho Municipal de Segurança (CMS), órgão presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, que no final prestará declarações à comunicação social, no Salão Nobre da autarquia do Funchal.

Instituído em Fevereiro último, o Conselho Municipal de Segurança do Funchal trata-se de um órgão composto por 31 entidades com funções de natureza consultiva, de articulação, coordenação, informação e cooperação com as diversas entidades.

Os objectivos deste conselho passam por “contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação de segurança na área do município, através da consulta entre todas as entidades que o constituem; formular propostas de solução para os problemas de marginalidade e segurança dos cidadãos no respetivo município e participar em acções de prevenção; promover a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social do município; aprovar pareceres e solicitações a remeter a todas as entidades que julgue oportunos e diretamente relacionados com as questões de segurança e inserção social; proceder à avaliação dos dados relativos ao crime de violência doméstica, e tendo em conta os diversos instrumentos nacionais para o seu combate, designadamente os Planos Nacionais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, e apresentar propostas de acções que contribuam para a prevenção e diminuição deste crime; avaliar os números da sinistralidade rodoviária e, tendo em conta a estratégia nacional de segurança rodoviária, formular propostas para a realização de ações que possam contribuir para a redução dos números de acidentes rodoviários no município; promover a participação ativa dos cidadãos e das instituições locais na resolução dos problemas de segurança pública”.

Entre os membros pertencentes a este órgão encontram-se: o presidente da Câmara Municipal do Funchal, vereador responsável pelo acompanhamento das questões de segurança, o presidente da assembleia municipal, os presidentes de juntas de freguesia, representante do Ministério Publico da Comarca, comandantes das forças de segurança com competência na área territorial do município, os responsáveis pelos serviços municipais de protecção civil e pelas corporações de bombeiros; representantes das áreas do turismo e cultural, desportiva, do sistema educativo e das estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

A partir de hoje, estará patente ao público, no átrio da Assembleia Legislativa da Madeira a exposição ‘Arte de Embutir’. O presidente do parlamento regional, José Manuel Rodrigues, preside à abertura da mostra, pelas 15 horas.

Apesar de muito antiga, a arte-de-embutir no Arquipélago da Madeira, só começou a ter maior relevância a partir da segunda metade da centúria XIX, tanto a nível nacional, como internacional. Este facto ficou a dever-se imenso aos eventos de grande envergadura, tendo o seu início com a Exposição Universal de Londres em 1851 e contando sempre com a presença da região na grande maioria dos certames. Para este atributo, a Madeira contou com talentosos artistas.

A arte-de-embutir, devido às suas excecionais caraterísticas e, à qualidade ímpar dos seus distintos artistas, os seus artefactos acabaram por ser os mais presenteados às altas personalidades nacionais e internacionais. Entre elas: o Rei D. Carlos I e a Rainha D. Amélia, 1901; os Presidentes da República Portuguesa, Sidónio Pais, 1918; António de Almeida, 1922; General Óscar Carmona, 1938 e 1944; General Craveiro Lopes, 1955; Américo Tomás, 1962 e 1966; o Presidente do Concelho de Ministros, António Oliveira Salazar, 1933; o Rei da Bélgica, 1930; a Princesa Elisabete do Reino Unido, 1947; a Princesa Maria Pia Saboia, 1935 e o Estadista e Prémio Nobel da Literatura, Winston Churchill, 1930.

No âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal do Funchal e a Escola Secundária Jaime Moniz, o grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco – Porto Santo apresentará, às 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o espectáculo ‘A Revolução’, baseado no texto de Gonçalo M. Tavares.

A Escola Secundária Jaime Moniz é a organizadora do Festival Regional de Teatro Escolar – Carlos Varela, que aconteceu no passado mês de Março, envolvendo grupos de teatro de todas as escolas da Região. Nesta 31.ª edição participaram cinco estabelecimentos de ensino (a EBS Ponta do Sol, EBS Padre Manuel Álvares, EBS Porto Santo, EB23 Santo António e Curral das Freiras e ES Jaime Moniz), mobilizando mais de 100 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos com 100 alunos. A peça da escola porto-santense – com encenação do professor José Campino e o professor Miguel Silva – foi vencedora, pelo que será agora apresentada no teatro municipal. O espetáculo é de acesso livre.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 30 de Maio. Hoje também é Dia Nacional do Feirante, Dia Europeu dos Vizinhos e Dia Mundial do Chichi na Cama/Dia Mundial da Enurese:

1431 - Joana d'Arc é queimada na fogueira, em França. Tinha 19 anos.

1672 - Nasce Pyotr Alekseyevich, Pedro O Grande, czar da Rússia.

1896 - Nasce o cineasta norte-americano, Howard Winchester Hawks, realizador de "Ter e Não Ter".

1909 - Nasce o chefe de orquestra e clarinetista norte-americano Benjamin David Goodman.

1911 - Primeira edição das 500 milhas de Indianápolis. A prova atrai mais de 80 mil espectadores e é vencida por Ray Harroun, com uma velocidade média de 120 km/h.

1913 - É assinado, em Londres, o tratado de paz entre a Turquia e os Estados Balcânicos.

1928 - Nasce o cravista, regente e musicólogo holandês Gustav Leonhardt, nome fundador do movimento da interpretação historicamente informada.

1958 - O general Humberto Delgado e Arlindo Vicente firmam o Pacto de Cacilhas que viabiliza uma só candidatura da Oposição Democrática, a do chamado General sem Medo, às Presidenciais.

1959 - O Iraque põe fim aos acordos militares com os EUA.

1968 - Maio de 68. O Presidente francês Charles De Gaulle dissolve o Parlamento e convoca eleições gerais.

1971 - A nave espacial norte-americana Mariner 9 é lançada de Cabo Canaveral, na Florida, com destino a Marte.

1982 - Entrada de Espanha na NATO.

1983 - Os sete principais países industrializados do Ocidente (G7) comprometem-se a congregar esforços para reduzir a inflação, combater o desemprego e estabilizar as taxas de juro.

1985 - O Reino Unido aceita a responsabilidade dos incidentes da véspera, no estádio de Heysel, em Bruxelas, entre adeptos do Liverpool e do Juventus, em que morrem 39 pessoas

1989 - Os estudantes chineses concentrados na Praça Tiananmen, em Pequim, erguem a Estátua da Democracia.

1994 - O Papa João Paulo II declara um "não irrevogável e definitivo" à ordenação sacerdotal de mulheres na Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis.

1996 - A Assembleia da República aprova a proposta de lei do Governo que cria o Rendimento Mínimo Garantido.

2001 - A Assembleia da República rejeita a moção de censura ao Governo do PS, apresentada pelo Bloco de Esquerda.

2002 - Morre, com 90 anos, o escritor, compositor e ator brasileiro Mário Lago.

2003 - É publicada a Lei que altera o Código da Sisa e o Imposto sobre Sucessões e Doações, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 41969, de 24 de Novembro de 1958

- Humorista Herman José é ouvido na Polícia Judiciária e constituído arguido, no âmbito do processo Casa Pia.

2004 - É inaugurada a ponte de Santa Isabel, em Coimbra, pelo primeiro-ministro Durão Barroso.

- Abre a ligação direta por um comboio Alfa Pendular entre Braga e Faro.

2005 - A Rússia anuncia a retirada total das bases militares da Geórgia, até ao fim de 2008.

2007 - A Rede Europeia de Turismo de Aldeia, um projeto coordenado pela Região de Turismo de Évora e que envolve 14 aldeias do Alentejo, recebe o Prémio Ulysses de Inovação, da Organização Mundial do Turismo (OMT).

- O Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um tribunal internacional para o Líbano que vai julgar os suspeitos do assassínio do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, num atentado em fevereiro de 2005.

- Morre, com 74 anos, Jean-Claude Brialy, ator e realizador francês, uma das principais figuras da "Nouvelle Vague" do cinema francês.

- Morre Oscar Emilio Tirão, Cacho Tirao, guitarrista e compositor argentino, membro do antigo quinteto de Astor Piazzola. Tinha 66 anos.

2008 - Os pescadores espanhóis, portugueses e italianos lançam uma "greve ilimitada" em protesto contra o aumento dos preços do gasóleo, seguindo o exemplo dos seus colegas franceses. O primeiro dia de paralisação dos armadores e pescadores portugueses é marcado por milhares de barcos parados e por diligências políticas e comerciais para fazer face à previsível falta de peixe fresco nos dias seguintes.

- O congresso da FIFA aprova em Sydney, por larga maioria, a chamada regra 6+5, que obriga as equipas a alinharem com um máximo de cinco futebolistas estrangeiros.

2009 -- Morre, aos 81 anos, Luís Cabral, primeiro Presidente da Guiné-Bissau, irmão de Amílcar Cabral.

- Morre, com 93 anos, Ephraïm Katzir, antigo Presidente israelita, membro do Partido Trabalhista.

2012 - A Comissão Europeia anuncia a 'luz verde' ao plano português de recapitalização da banca, por considerar que o mesmo respeita as regras comunitárias de ajudas estatais e é necessário para fazer face à situação económica do país.

- O ex-Presidente da Libéria, Charles Taylor, é condenado a 50 anos de prisão pelo tribunal especial para a Serra Leoa, que a 26 de abril o considerou culpado de crimes contra a humanidade e de crimes de guerra.

2013 - O Conselho de Ministros aprova a proposta de lei de orçamento retificativo para 2013, com as medidas para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado 2013.

2014 - O Tribunal Constitucional chumba três dos quatro artigos em análise do Orçamento do Estado para 2014, incluindo os cortes dos salários dos funcionários públicos acima dos 675 euros.

2020 - O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas norte-americanos, Bob Behnken e Doug Hurley, é lançado, na presença do Presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

- Morre, aos 84 anos, Bobby Joe Morrow, velocista norte-americano, campeão olímpico nos 100, 200 e 4x100 metros nos Jogos Melbourne1956.

2021 - A direção nacional do Chega, proposta pelo líder, André Ventura, é eleita com 312 votos (79%), no III congresso nacional, em Coimbra.

2022 - Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (EU) chegam a acordo para o embargo ao petróleo russo, estando em causa dois terços das importações europeias à Rússia.

PENSAMENTO DO DIA

Que podemos transmitir a um aluno? O menos possível... Sentido crítico, liberdade e confiança Gustav Leonhardt (1928), cravista, musicólogo, maestro e pedagogo holandês

Este é o centésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 215 dias para o termo de 2023.