Madeira

Confraria madeirense presente nas Comemorações do Dia Nacional da Gastronomia

None Ver Galeria

A Confraria Enogastronómica da Madeira marca presença, este fim-de-semana, nas Comemorações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

O evento é uma iniciativa da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), que atribuiu a organização da presente edição ao projecto apresentado pela Confraria O Galo de Barcelos e pela Confraria da Vitela Assada À Moda de Fafe.

As comemorações arrancaram ontem, sexta-feira, no município de Barcelos, com uma tertúlia subordinada ao tema 'Como lidar com novos produtos e novas técnicas na gastronomia portuguesa e a sua evolução', que contou com um painel constituído por professores, um chef, bloggers, e representantes de diversas confrarias. Tradição e evolução, produção e restauração, o papel das confrarias, a educação para os sabores, o receituário e gastronomia, foram alguns dos tópicos refletidos ao longo do debate.

Este sábado, as actividades prosseguiram em Fafe, com uma feira com produtos de diversas confrarias, animação, dinamização de jogos tradicionais da região e um almoço com a 'rainha do dia', a Vitela Assada À Moda de Fafe.

No último dia, os confrades retornam a Barcelos, para nova feira de produtos regionais, entre outras iniciativas, terminando com um piquenique ao sabor do Galo de Barcelos.

Programa do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa:

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, foi instituído em Junho de 2015, após aprovação por unanimidade pela Assembleia da República, do projecto de resolução apresentado pela Federação Portuguesa para assinalar esta data de enaltecimento e reflexão da gastronomia nacional, anualmente, no último domingo de Maio de cada ano.

Recorde-se que desde Março de 2022, a Federação Portuguesa é liderada pela Confraria Enogastronómica da Madeira, representada pelo seu presidente, Alcides Nóbrega.

Ainda este sábado, os confrades madeirenses participam no Convívio da Confraria da Truta e da Sidra, englobado no XII Festival da Truta / Rota da Sidra / XXIX Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, na freguesia de São Roque Faial.