Artigos

Ensino Superior. Onde estudar?

A Universidade da Madeira valoriza, neste contexto, a qualidade da sua oferta formativa, bem como o apoio aos estudantes

Estamos na altura do ano em que se decide onde os estudantes irão frequentar o ensino superior ou, nele estando, onde continuar estudos. As ofertas são muitas e variadas. Os candidatos, em regra, optam pelas instituições e pelos cursos que mais se adequam ao seu objetivo, considerando, naturalmente, circunstâncias envolventes, nas quais se incluem a capacidade financeira e de adaptação a novos ambientes.

A Universidade da Madeira valoriza, neste contexto, a qualidade da sua oferta formativa, bem como o apoio aos estudantes.

Para 2023/2024, oferecemos 20 cursos de licenciatura, o Ciclo Básico de Medicina, 13 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), 20 mestrados, 8 doutoramentos, 3 pós-graduações e alguns cursos livres (a informação sobre esta oferta pode ser consultada em www.uma.pt).

Disponibilizamos 675 vagas no concurso nacional de acesso (CNA), para os cursos de: Artes Visuais, Biologia, Bioquímica, Ciências da Educação, Comunicação Cultura e Organizações, Design, Direção e Gestão Hoteleira, Economia, Educação Básica, Educação Física e Desporto, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computadores, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Engenharia Informática, Estudos de Cultura, Gestão, Línguas e Relações Empresariais, Matemática e Psicologia, e o Ciclo Básico em Medicina.

Outra oferta importante é a dos CTeSP, cujo edital de abertura para candidaturas será publicado no mês de junho, e contempla o total de 314 vagas, destinadas aos cursos em Contabilidade e Fiscalidade, Cozinha e Produção Alimentar, Construção Civil, Gestão do Alojamento, Guias da Natureza, Marketing Digital no Turismo, Proteção Civil, Redes e Sistemas Informáticos, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, Tecnologias Agroalimentares, Treino Desportivo e Promoção da Qualidade de Vida e Bem-estar da Pessoa Idosa.

No campo da continuação de estudos, haverá uma nova fase, em junho, para candidatura aos nossos cursos de mestrado e a diversas pós-graduações.

Um aspeto importante, relacionado com a vertente de financiamento aos estudantes, é o das bolsas de estudos, nas modalidades de financiamento pelo Estado Português, pelo Fundo de Apoio de Emergência da UMa e por diversas instituições públicas e privadas parceiras.

Damos grande valor aos programas de mobilidade, a nível internacional, financiadas pelo Programa Erasmus+ e pelo Santander, e, a nível nacional, pelos Programas Almeida Garret e Vasco da Gama.

A Universidade é espaço social de ensino, aprendizagem, investigação, integração, convívio e bem-estar. Nesse sentido, dinamizamos eventos e ações (de empreendedorismo, voluntariado e emprego) que contribuem para uma inclusão bem-sucedida na sociedade.