Madeira

16.442 movimentos de viaturas para transportar turistas do Porto do Funchal no ano passado

None

A planificação do fluxo de turistas no porto do Funchal motivou 16.442 movimentos de viaturas, entre autocarros, táxis, carrinhas e outros tipos de veículos, sendo que 7.459 foi só de táxis, no ano passado. Estes foram alguns dados levados por Paula Cabaço à 62.ª Assembleia Geral da Medcruise, onde participou no painel sobre 'Os desafios do Turismo de cruzeiros nas ilhas'.

A presidente do Conselho de Administração da APRAM considera fundamental a adequada planificação dos fluxos gerados pelo turismo de cruzeiros, bem como a boa articulação entre o Porto do Funchal, os operadores turísticos locais e o respectivo município na procura de soluções conjuntas para a circulação de turistas na cidade, determinantes para evitar eventuais constrangimentos.

 Nesta deslocação, Paula cabaço foi acompanhada pela direvtora Comercial da empresa, Patricia Bairrada, onde se abordou o overtourism, uma designação que serve sobretudo para designar situações em que o impacto do turismo excede os limites físico, ecológico, social, económico ou político de um destino. 

Paula Cabaço defendeu uma boa articulação com outras entidades, de modo a minorar os impactos. Exemplificou com “a boa ligação que existe com a Câmara Municipal do Funchal, tendo sido encontrada uma definição conjunta para o estacionamento dos schutles que ligam o porto ao centro da cidade". A participação em mais uma Assembleia Geral da MedCruise está a ser “uma excelente oportunidade para mais uma vez, chamarmos a atenção para as nossas especificidades e diferentes serviços proporcionados, promovendo a Madeira como destino de cruzeiros,” realçou ainda a presidente da APRAM.

Durante o dia de hoje, a representação dos Portos da Madeira tem oito reuniões com diferentes companhias de cruzeiro, a maior parte posicionada no segmento de luxo e do turismo temático, um segmento junto do qual,  Paula Cabaço considera ser ”fundamental a promoção dos Portos do Funchal e do Porto Santo, dando a conhecer as nossas ilhas junto destas novas companhias, algumas criadas muito recentemente, pois queremos que integrem os nossos portos nos futuros itinerários.”

A Associação dos Portos do Mediterrâneo promove a indústria de cruzeiros e une os portos dos mares adjacentes como o Atlântico. A associação representa de 150 portos e 47 membros associados de 22 países da Europa, África e Ásia.