Madeira

Iniciativa Liberal quer mais atenção ao Norte da Madeira

Preparando já o seu manifesto eleitoral, o partido apresenta um conjunto de "factores potenciadores de fixação da população e de incremento da economia" para aquela zona

None
Foto Arquivo

A Iniciativa Liberal (IL) apresentou um conjunto de propostas com vista à fixação de pessoas no Norte da Madeira, uma área que, entende o partido, "onde tanto se promete e tão pouco se faz". 

Num comunicado assinado por José Carlos Gonçalves, são apontados 18 factores que, dizem, podem levar à fixação da população e ao incremento da economia local. 

"O Norte não pode ser esquecido", apontam, dando nota de que a aposta não se pode limitar ao "seu enorme potencial turístico".

Por essa razão, a IL defende que os três concelhos do Norte da Madeira devem ser apresentados como "um lugar privilegiado que funde natureza e tecnologia" e onde "a modernidade se combina com a ruralidade", garantindo melhor qualidade de vida.

"O maior interesse não é que as pessoas vão até ao Norte. O importante é criar condições para que se instalem, para que se fixem", salienta o partido. 

Com base nas discussões levadas a cabo pelo Grupo de Trabalho para o Programa Eleitoral da IL, está a ser produzido um documento onde são apontados factores potenciadores das fixação de pessoas. 

Entre as várias propostas apresentadas, destaque para a criação da Agência Regional de Desenvolvimento do Norte da Madeira (ARDENOR), entidade que ficaria encarregue de desenvolver programas para atrair pessoas ou de acolher novos projectos para aquela zona. 

Além disso, defendem a implementação de benefícios fiscais, nomeadamente uma taxa de IRS reduzida para famílias residentes e a redução do IRC em função dos postos de trabalho criados, entre outros incentivos às empresas. A instalação de serviços públicos naquela zona é outra das medidas apontadas, bem como a reactivação dos serviços de urgência e de atendimento médico, como é o caso do Porto Moniz que deixou de funcionar em período nocturno. Essa descentralização seria extensível à programação cultural. 

Menos burocracia para recuperação de imóveis degradados é outras das medidas apontadas, ao mesmo tempo que é preconizada a criação de Centros de Acolhimento de Empresas, "onde estas se instalem durante algum tempo sem despesas (renda, net, apoio jurídico, comercial e técnico) durante, pelo menos, um ano". 

Aposta no ecoturismo ou a criação de uma Loja do Cidadão Móvel são outras das soluções apontadas pela Iniciativa Liberal para desenvolvimento adequado do Norte da Madeira.