Madeira

Governo Regional investe mais de 81 mil euros para modificar entradas no Cabo Girão

Acesso ao miradouro, localizado em Câmara de Lobos, começou a ser pago em Março

Zona de compra e venda das entradas para o Cabo Girão 
Zona de compra e venda das entradas para o Cabo Girão , Foto ASPRESS (Março de 2023)

Grande afluência de turistas e problemas técnicos têm causado constrangimentos no acesso ao ponto turístico

O acesso ao Miradouro do Cabo Girão será alterado nos próximos meses. Depois de em Março último as entradas no emblemático ponto turístico terem começado a ser pagas, o Governo Regional da Madeira vai proceder a uma "remodelação do Sistema de Ingressos".

Trata-se de um investimento superior a 81 mil euros, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, realizado pelo executivo madeirense, através da Secretaria Regional das Finanças. A contratação pública de 'aquisição de bens móveis' foi realizada por consulta prévia e adjudicada à empresa BIGSYSTEMS – Sistemas de Automação e Controlo, S.A.

O negócio prevê a "remodelação do Sistema de Ingressos do Miradouro do Cabo Girão" no prazo de 90 dias. Apesar de o documento só ter sido tornado público esta sexta-feira, 21 de Abril, com a publicação da ficha em base.gov.pt, o contrato foi firmado há já dois meses, pelo que o trabalho deverá ficar concluído dentro de 30 dias. 

As entradas no Miradouro do Cabo Girão, localizado em Câmara de Lobos, começaram a ser pagas a 6 de Março último. Os bilhetes têm o custo de 2 euros para adultos não residentes na Região Autónoma da Madeira, sendo o acesso gratuito para crianças em idade até aos 12 anos. Os cidadãos a residir no arquipélago madeirense, que queiram visitar o local, devem fazer-se acompanhar de um cartão de residente, emitido pelo Portal SIMplifica, que atesta a residência na Região.

Desde a entrada em vigor do acesso pago surgiram alguns constrangimentos, nomeadamente falhas técnicas dos equipamentos que controlam as passagens, que têm tornado o processo moroso. O facto de haver apenas uma máquina de emissão de ingressos para receber uma grande afluência de turistas tem também feito com que o acesso ao miradouro seja lento e demorado. 

"Torniquetes de entrada estão sempre a falhar" no Cabo Girão

As dificuldades com o novo sistema de entrada no ponto turístico têm criado longas filas de espera

Conforme noticiou o DIÁRIO a 9 de Março, nos primeiros dois dias de acesso pago no Cabo Girão foram vendidos 2773 ingressos, rendendo à Região 5.500 euros. O ponto turístico garante ainda 250 mil euros anuais em receita graças à concessão dos vários espaços comerciais.

O anúncio de que os turistas iriam pagar para aceder ao Miradouro do Cabo Girão foi feito em 2017, mas a medida só foi implementada pelo Governo Regional passados seis anos.

A entidade adjudicatária, a BIGSYSTEMS, foi a empresa responsável, em 2017, pela construção do sistema de controlo de entradas no Miradouro do Cabo Girão, que teve o custo de 65.770 euros.