5 Sentidos

Conservatório prepara para os meses de Maio e Junho quatro espectáculo em Machico

None

Nos meses de Maio e Junho, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, vai apresentar quatro espectáculos em Machico: a Orquestra de Sopros e os Combos de Música Moderna Pop/Rock actuam a 19 e 27 de Maio, no Fórum Machico; a 10 de Junho, decorrerá um espectáculo infantil no jardim do Solar do Ribeirinho; e nos dias 29 e 30 do referido mês, será a vez da estreia de ’cEGOS SURDOS MUnDOS’, espectáculo protagonizado pelas Classes de Dança dos Cursos Livres em Artes.

Com o objectivo de descentralizar a cultura, o Conservatório tem desenvolvido um conjunto alargado de parcerias com os diversos órgãos de administração pública municipal da região. Esta parceria, que ocorre nos próximos dois meses, será uma forte actividade em Machico, pois estará integrado nas festas do município e outras actividades de destaque, sem esquecer o apoio regular dado, ao longo do ano lectivo, às actividades do Polo de Machico desta instituição educativa.

Assim, na próxima sexta-feira,  19 de Maio, a Orquestra de Sopros do Conservatório irá apresentar-se em concerto, no Fórum Machico, com início agendado para as 19h30.

Composta por 48 alunos dos Cursos Livres em Artes, Ensino Artístico Especializado e Cursos Profissionais de Instrumentista e Instrumentista de Jazz, esta orquestra será dirigida pelo professor e maestro Jorge Garcia Mendoza num concerto que integrará as Festas do Município de Machico.

O programa do concerto apresentará temas maioritariamente latinos, viajando por compositores do México, Argentina e Brasil, entre outros, onde os jovens talentos do Conservatório terão a oportunidade de mostrar as aprendizagens obtidas no seu percurso académico.

Integrará também o cartaz das Festas do Município de Machico o concerto protagonizado pelos Combos de Música Moderna Pop/Rock do Conservatório, agendado para o dia 27 de Maio, pelas 21h00, no Fórum Machico. Os Combos de Música Moderna surgiram em 2018, com o intuito de estimular, contextualizar e realizar uma prática do pop, rock, blues, funk e soul, entre outros estilos, junto dos jovens estudantes dos Cursos Livres em Artes do Conservatório. Os seus responsáveis são os professores e músicos Rodolfo Cró e Ricardo Dias.

No próximo mês, no jardim do Solar do Ribeirinho, será realizado um evento para o público mais novo, com a reposição dos temas do Festival da Canção Infantil da Madeira, integrando o Coro Infantil do Conservatório e os solistas da edição de 2023. Este espetáculo está agendado para o sábado 10 de junho. Relembra-se que este espetáculo contou com 12 temas originais a concurso e decorreu no passado mês de abril, no Centro de Congressos da Madeira.

A encerrar o mês de junho, no dia 29, será a estreia do bailado ‘cEGOS SURDOS MUnDOS’, um espectáculo que será protagonizado pelos alunos das Classes de Dança dos Cursos Livres em Artes do Conservatório, com direção artística e coreografias da professora e bailarina Juliana Andrade. Este espetáculo contará com 2 sessões abertas ao público, nos dias 29 e 30, ambas com início pelas 20h30.