A Guerra Mundo

Quase 3,6 milhões de pessoas receberam ajuda humanitária no primeiro trimestre

None
Foto AFP

Quase 3,6 milhões de pessoas receberam assistência humanitária na Ucrânia no primeiro trimestre de 2023, informou esta segunda-feira o subsecretário-geral para os Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths.

Numa reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação na Ucrânia, país alvo de uma ofensiva militar russa desde fevereiro de 2022, Griffiths precisou que a ajuda inclui assistência em dinheiro, alimentação, assistência médica e suporte de subsistência.

Além disso, cerca de 43 comboios de várias agências humanitárias, com apoio de parceiros locais, entregaram bens de primeira necessidade a 278 mil pessoas na linha da frente dos combates desde o início de 2023.

Perante os Estados-membros do Conselho de Segurança, Martin Griffiths denunciou ainda que muitas comunidades ucranianas ao longo da fronteira nordeste com a Rússia e perto da linha da frente "estão cercadas, sem água, comida e assistência médica devido a intensos combates terrestres e estradas bloqueadas".

De acordo com o subsecretário-geral, as áreas mais difíceis de alcançar continuam a ser Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia - atualmente sob controlo militar da Federação Russa.

"Apesar de 14 meses a notificarmos as partes sobre as nossas intenções, não conseguimos prestar assistência às comunidades ao longo da linha da frente em áreas sob controlo militar da Rússia", frisou o representante.

"Observo com pesar que as hostilidades, incluindo ataques com mísseis, parecem estar a aumentar em ambos os lados da linha da frente. As sirenes de ataque aéreo continuam a soar em cidades e vilas por toda a Ucrânia. Os civis continuam a procurar proteção em 'bunkers', alguns por vários dias", disse o subsecretário-geral, acrescentando que as baixas civis estão a subir para os níveis mais altos em meses.

A reunião, convocada pelo Equador e pela França, ocorreu num momento em que decorrem os esforços diplomáticos para renovar o acordo de exportação de cereais ucranianos e produtos agrícolas russos através do Mar Negro, que expira na próxima quinta-feira (dia 18 de maio).

A iniciativa (firmada pela Rússia, Ucrânia, ONU e Turquia) foi renovada pela última vez em março passado por um período de 60 dias, segundo o prazo estipulado por Moscovo.

A Rússia ameaçou não renovar o acordo, argumentando com a falta de progresso na resolução de barreiras que dificultam a exportação de produtos agrícolas e fertilizantes russos para os mercados internacionais.

Sobre o acordo, Martin Griffiths - que tem estado diretamente envolvido nas negociações de renovação - considerou como "crítico" um novo compromisso das partes para um bom e eficiente funcionamento da iniciativa.

"Nas últimas semanas, envolvemo-nos em discussões intensas com as partes do acordo dos cereais do Mar Negro, para garantir um acordo sobre a sua extensão e as melhorias necessárias para que opere de maneira eficaz e previsível. Isso vai continuar nos próximos dias. (...) Apelamos a todas as partes para cumprirem as suas responsabilidades. O mundo está a ver", advertiu.