Madeira

'O Doente Crítico no Sistema de Saúde' foi o tema em destaque no Hospital Dr. Nélio Mendonça

None

No âmbito das comemorações dos 50 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça realizou-se hoje o 4.º tema clínico dedicado ao 'O Doente Crítico no Sistema de Saúde', numa palestra realizada por Francisco Esteves (Director do Serviço de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar de Vila Real e Membro da Direcção do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos).

Na mesa redonda sobre 'Precocidade na recuperação biopsicossocial' foram oradores a psicóloga Ana Laranjo que se dedicou à temática 'O doente e a família', reiterando a importância que a família tem no contexto da sua recuperação, demonstrando o papel que a psicologia hospitalar tem nas respostas emocionais do indivíduo e na minimização do sofrimento psíquico face ao adoecimento e hospitalização.

O Enfermeiro Ricardo Gonçalves (Enfermeiro da Medicina Intensiva do SESARAM) explicou os passos da 'Reabilitação em UCI – Quando começar?' demonstrando a necessidade de atuar consoante o doente e em alturas determinadas pela situação clínica.

Depois foi palestrante a Coordenadora da Unidade Serviço Social do SESARAM, Márcia Assunção e o tema 'Reintegração Social - Quando e como preparar?', explicando o processo de gestão do doente enquanto necessitado de ajudas não médicas. Desde o diagnóstico social, planeamento da intervenção, tratamento social e avaliação até à continuidade do apoio social após a alta hospitalar.

A médica de Medicina Geral e Familiar, Filomena Mina, abordou o tema 'O Médico de Família e o Doente Internado', dando a conhecer a prática que a tem guiado de estar presente na hospitalização de um doente seu, reconhecendo a importância do Médico de Família estar presente em situações de hospitalização, contribuindo desta forma para um bem-estar emocional do doente.

Na mesa dedicada às 'Vias Verdes: o que há de novo?' foram palestrantes o médico Gonçalo Faro Silva (Médico de Medicina Intensiva do SESARAM) dedicado à 'Sépsis: Antibioterapia - quando, qual e como?'. Hugo Dória (Médico da Unidade de Neurorradiologia do SESARAM) falou sobre 'AVC: Avanços da Neurorradiologia de Intervenção' e  Bruno Silva (Médico do Serviço de Cardiologia do SESARAM) sobre 'Coronária: Avanços do Diagnóstico ao Suporte Ventricular Agudo'. Já Luís Miguel Ferreira (Médico do Serviço de Cirurgia Geral do SESARAM) abordou o tema 'Trauma: Hemorragia e Coagulopatia no Trauma Grave'.