Comunidades Madeira

Filhas de emigrantes madeirenses em Jersey participaram no Parlamento Juvenil Português

None

A escola de Haute Vallée de Jersey esteve representada no Parlamento Juvenil Português por duas alunas de filhas  madeirenses que decorreu esta semana em  Lisboa na Assembleia da República.  A Emily Freitas e Beatriz Vieiras do 9 ano foram duas dos 132 jovens alunos participantes no evento dedicado este ano à saúde mental jovem, que desafios, que resposta?

As deputadas representantes do Círculo da Europa na Sessão Nacional do  Parlamento dos Jovens, na categoria do 2 e 3 ciclos, do 9 ano da Escola Haute Vallée, nasceram na ilha de Jersey e têm dupla nacionalidade. 

O professor de português do Instituto de Camões destacado para Jersey,  Rui Pires acompanhou as estudantes e adiantou que a Sessão Nacional decorreu na Assembleia da República nos passados dias 8 e 9 Maio.

Foram 135 alunos vencedores da Sessão de cada distrito, do continente, Madeira, Açores, Círculo da Europa (Jersey) e Fora da Europa (São Tomé e Príncipe), que foram divididos em 4 comissões de trabalho no primeiro dia.

Cada Comissão tem seis projectos de recomendação, de cada um dos Círculos. Após um debate e votação, apenas um projecto de cada Círculo transitou para o debate em plenário que decorreu no segundo dia. 

O objectivo de cada projecto abrange medidas sobre como melhorar a saúde mental dos jovens em Portugal. No caso das três medidas do Círculo da Europa baseiam-se em medidas de sucesso do governo de Jersey na área da saúde mental.

O círculo da Europa ficou na primeira Comissão, juntamente com os círculos do Porto, Castelo Branco, Vila Real, Faro e Açores. Já quanto à representatividade depende do número de escolas inscritas. Assim, o Porto, Castelo Branco, Faro e Açores participaram com 6 deputados, Vila Real com 4 e o Círculo da Europa tem 2 deputados que foram as duas jovens filhas de madeirenses.

No encontro onde participaram 132 alunos, 64 jornalistas (cada escola tem direito a levar um jornalista, excepto os círculos da Europa e Fora da Europa). Cada comissão aprovou até 5 medidas. Das 20 medidas que estiveram em debate no segundo dia em plenário, foram aprovadas 12 medidas que constituem a Recomendação final à Assembleia da República sobre o tema da Saúde Mental dos Jovens.

Concorreram 524 escolas e cerca de 197.000 jovens só longo das diferentes fases do programa. Na sessão de abertura do encontro estiveram presentes o ministro da educação, João Costa, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, o presidente da Comissao de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.