Mundo

Pilotos russos morrem em queda de helicóptero na Crimeia

None

Um helicóptero Mi-28 do exército russo caiu hoje durante um treino na Crimeia anexada, causando a morte dos dois pilotos, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia, que considera provável que tenha sido uma falha técnica.

"Hoje, durante um voo de treino planeado no distrito de Jankoy, na Crimeia, um helicóptero Mi-28 caiu" sem munição a bordo, disse o ministério em comunicado, garantindo que "não há danos" no solo.

"Os dois pilotos morreram. A causa preliminar (...) é uma falha técnica", acrescentou.

O Mi-28 é um helicóptero de ataque multitarefa projetado para destruir veículos blindados e concentrações de tropas dia e noite, sendo a tripulação composta por duas pessoas.

Desde o verão, a península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, é regularmente afetada por ataques atribuídos à Ucrânia, que geralmente não os reivindica.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.791 civis mortos e 14.815 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.