Desporto

Jovem piloto Rodrigo Silva vence em Portimão

None

O jovem piloto da Associação de Karting da Madeira Rodrigo Silva, de 16 anos, estreou-se no passado fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), nos automóveis, ao participar na primeira jornada do Campeonato Nacional de Velocidade - Clássicos, mais concretamente no Troféu Mini, ao volante de um exemplar do popular modelo inglês.

A oportunidade para esta primeira experiência nos automóveis surgiu através da equipa de karting do piloto madeirense, a Ready do Race de Rui Moreira, padrinho de Rodrigo Silva e também amigo Nuno Dias, proprietário do Mini utilizado nesta estreia, Campeão em título do Troféu Mini de 2022 e companheiro de equipa do jovem madeirense nesta corrida.

Com muito poucos quilómetros conduzidos ao volante de automóveis, que se resumiu a cerca de uma hora nos dias antes da prova para ganhar experiência para manusear a caixa de velocidades, o jovem madeirense surpreendeu tudo e todos, ao ser desde logo muito rápido.

Na primeira corrida Rodrigo Silva chegou à liderança e só por um peão à sua frente de um piloto do Troféu Datsun, que corre em simultâneo com o Troféu Mini, lhe retirou a vitória, pois foi quase impossível acertar na outra viatura, terminando na 2ª posição. Já na segunda corrida, o jovem madeirense fez uma prova de “encher o olho” e alcançou a merecida vitória, deixando os seus adversários e outros pilotos, equipas e público incrédulos, como um jovem com tão pouca experiência de condução de automóveis conseguiu alcançar este feito.

No final o piloto referiu que a "primeira experiência nos automóveis foi muito boa"

"Tivemos uma grande evolução ao longo do fim-de-semana, conseguimos fazer o segundo tempo nos treinos cronometrados, pois consegui me adaptar muito bem ao Mini", disse Rodrigo Silva, acrescentando que a primeira corrida estava a correr bem "porque íamos a liderar, mas tivemos um incidente com outro piloto que se atravessou à minha frente e não consegui me desviar dele e baixamos para segundo, posição em que terminamos".

Já na segunda corrida "foi uma constante recuperação de posições, pois conseguimos inclusive subir várias posições à geral e conseguimos fazer a volta mais rápida e vencer o Troféu Mini", finalizando com uma esperança de que "venham mais corridas e que as próximas sejam também assim". 

Rodrigo Silva vai agora concentrar-se na próxima prova do Campeonato de Portugal Rotax, que se disputa a 26 e 27 deste mês, também no AIA.