Madeira

Santa Cruz recebe um 'Dia pela Vida' com mensagens de esperança e de luta

None

Foi com mensagens de esperança, de coragem, de apoio, de aposta na prevenção e de muito trabalho nos próximos meses que se deu o início de mais um projecto ‘Um Dia pela Vida’, desta vez em Santa Cruz. Um concelho que, segundo o presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ricardo Sousa, é o segundo em termos de apoio social à instituição.

Ricardo Sousa falava na cerimónia de abertura que decorreu no salão paroquial de Santa Cruz, em que marcaram presença diferentes entidades, com destaque para o presidente da Câmara Municipal, Filipe Sousa, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal.

O presidente do NRM lembrou que a luta contra o cancro é de todos, desejando que este seja apenas o começo de uma maior proximidade dos doentes oncológicos do concelho de Santa Cruz, tendo recebido do edil a vontade de concretizar ainda no atual mandato um espaço físico para a Liga no concelho.

Filipe Sousa lembrou que todos são poucos para “combater o flagelo da doença oncológica”, sendo este projecto uma forma de mostrar que “a união faz a força e que uma sociedade justa e solidária se faz de momentos como este, de trabalho, como o da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e da junção de forças em torno de uma causa que deve ser prioritária na saúde, abraçada na sociedade e vivida com solidariedade necessária de todos”.

De igual modo, Rubina Leal enalteceu a união em torno da luta contra o cancro e o trabalho desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em toda a Região, o qual tem “dado frutos”, sobretudo ao nível da prevenção, da promoção para a saúde e do apoio a quem está doente.

Por seu lado, Pedro Ramos salientou a importância da oncologia nas prioridades da saúde no serviço regional, lembrando as apostas que têm sido feitas na prevenção, dando o exemplo do rastreiro ao cancro da mama iniciado já em 1999 e para o qual a sobrevivência, ao fim destes 20 anos, é superior 80%. A este propósito, anunciou que esta será uma das áreas em que a digitalização será introduzida neste momento, fazendo com que a consulta de aferição realizada no rastreio passe a contar com a colaboração de Inteligência Artificial para o acesso à informação presente nas mais de 200 mil mamografias já realizadas na Região, o que poderá ajudar os médicos a decidir melhor e com mais rapidez após as observações aos pacientes.

E porque na luta contra o cancro a prevenção assume uma das principais armas, esta foi a principal tónica nos testemunhos ouvidos na cerimónia de lançamento do projeto, mas também na intervenção do diretor clínico do NRM da LPCC, Hugo Gaspar, que deixou ainda uma palavra de confiança, lembrando que o cancro mata, tal como muitas outras doenças, mas pode ser tratado e com taxas de sucesso, incentivando a uma postura de positivismo em relação ao futuro e à adoção de um estilo de vida saudável.

‘Um Dia pela Vida’ tem por responsável Catarina Vieira que irá dinamizar, juntamente com a comissão local, o projeto ao longo dos próximos meses, até ao encerramento em setembro.