Madeira

Funchal reforça apoios ao desporto para incentivar a pratica desportiva

Município vai distribuir cerca de 700 mil euros por 197 entidades

None

Pedro Calado quer aumentar o número de atletas federados no concelho

O presidente da Câmara Municipal do Funchal reafirmou hoje que a autarquia continuará a apoiar, a incentivar e a promover o desenvolvimento das modalidades desportivas, através do apoio de eventos que visem aumentar o número de atletas federados no concelho. Pedro Calado mostrou-se surpreendido por perceber que 50% dos jovens na Região não praticam desporto federado.

Na sessão de abertura da conferência ‘Saúde e Bem-Estar dos Adolescentes’, promovida pela Associação de Basquetebol da Madeira esta quinta-feira, 11 de Maio, no Colégio dos Jesuítas, Pedro Calado revelou que o Município do Funchal vai distribuir um apoio financeiro de cerca de 700 mil euros por 197 entidades.

“Uma aposta muito grande que vamos fazer para trazer mais jovens para o desporto”, salientou, sublinhando que, pela primeira vez, é implementado um apoio financeiro aos clubes pela integração de jovens até aos 15 anos, sendo que este investimento "vai chegar a 32 entidades beneficiando mais de 4.300 jovens atletas”. O presidente da autarquia do Funchal realça que a grande aposta é realizar mais eventos, dar mais apoio financeiro e, desta forma, contribuir para que os clubes possam ter uma dinâmica diferente.

Apostamos muito numa cidade jovem, dinâmica, com eventos todos os fins-de-semana porque queremos que os jovens acreditem e sintam que vale a pena viver nesta cidade. Uma cidade com futuro onde há uma grande pujança em termos económicos, em termos turísticos e uma aposta grande, no digital, na informática, na robótica, nas telecomunicações. Há um rumo, há uma estratégia que tem sido definida quer a nível do governo regional quer a nível do Município do Funchal. Pedro Calado

Perante uma plateia maioritariamente composta por estudantes, Pedro Calado relembrou a aposta do actual executivo na juventude e no desporto, por considerar que é o melhor investimento que se pode fazer para evitar que os jovens entrem no caminho das dependências do álcool e da droga, um caminho irreversível, destacando que entre os apoios nas áreas ambiental, cultural, educativa, desporto, juventude, a autarquia tem mais de 1,8 milhões de euros derramados por quase 200 entidades.

A realização da conferência ‘Saúde e Bem-Estar dos Adolescentes’ surge no âmbito de um Estudo Nacional que decorreu entre Maio e Junho de 2022. Participaram 1126 alunos dos 6º, 8º e 10º anos de 91 turmas e 31 escolas da Madeira e Porto Santo. O HBSC/OMS (Health Behaviour in School-aged Children) é um estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pretende analisar os estilos de vida dos adolescentes e os seus comportamentos nos vários cenários das suas vidas.