Madeira

"Continuamos a viver uma pandemia silenciosa"

None
Foto AC

O presidente da Associação Académica da Madeira, Ricardo Bonifácio, destacou na cerimónia dos 35 anos da Universidade da Madeira os problemas que "persistem" na tutela e que dificultam um ensino superior de qualidade.

Ricardo Bonifácio no seu discurso apontou a luta "diária" para a redução progressiva das propinas até que essas sejam eliminadas, considerando que este é um entrave no acesso ao ensino superior.

"Continuamos a viver uma pandemia silenciosa" apontou relativamente à saúde mental dos jovens universitários.

O último inquérito sobre as dificuldades dos estudantes, realizado no final do ano passado pelo Observatório da Vida Estudantil da Académica da Madeira, dá conta que dos 591 inquiridos, estudantes desta universidade, 40% já pensou desistir do curso, onde a falta de motivação e o sentimento de não realização de todos os trabalhos, foram as justificações mais apontadas.

46,7% dos inquiridos indicou ter sentido a necessidade apoio psicológico no seu percurso académico e 85 destes mencionou já ter sido vítima de algum tipo de assédio ou violência na universidade.

O preço do alojamento estudantil foi um outro assunto destacado. Ricardo Bonifácio voltou a abordar a construção de uma nova residência universitária em São Roque.

Perante estas reivindicações, o reitor da UMa, Sílvio Moreira, afirma que "a universidade não é insensível às dificuldades dos estudantes e que quer encontrar soluções para elas [dificuldades]".