Madeira

Flores vão desabrochar hoje na Avenida

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O Funchal será hoje centro das atenções dos madeirenses e turistas que nos visitam nesta altura do ano, alguns, quiçá a maioria, especialmente para o evento mais florido da ilha. O Cortejo da Flor sai à rua a meio da tarde e leva milhares de pessoas à baixa, entre os quais os 1.700 participantes no desfile que começa às 16h30.

É certo que a taxa de ocupação hoteleira para a Festa da Flor estará perto dos 100%, num ano em que o turismo está ainda mais forte do que em 2022 – as dormidas no primeiro trimestre bateram recorde histórico – e num evento que dura cerca de um mês e tem actividades um pouco por toda a ilha. Se ainda não conhece o programa, descarregue-o aqui.

O evento marcadamente cultural e turístico é já um marco histórico, como bem recorda o Turismo da Madeira, através do secretário regional com a tutela que investiu este ano 940 mil euros. É o maior orçamento de sempre para o evento que assinala a Primavera.

Na apresentação do evento, Eduardo Jesus, justificou “o reforço no investimento para a Festa da Flor com a diversificação do cartaz, que passa a contar com oficinas gastronómicas, maior número de concertos e peças de teatro, tendo ainda sido introduzido um novo mural da esperança. As alterações passam pela música do cortejo alegórico, que será agora assegurada pela organização”, noticiámos na altura e isso será notório no Cortejo. Espera-se que resulte esta novidade que, ainda assim, poderá ser estranha para quem sempre se habituou a outro formato do desfile das trupes.

Vão ser 13 no total e saem por esta ordem e segundo os temas de cada uma: “Madeira Sempre em Flor”, de João Egídio Rodrigues; “Rosa & Mel”, de Isabel Borges; “Madeira, Coração de Ouro”, da Associação Cultural Império da Ilha; “Olhar o Mar”, da Escola de Samba Caneca Furada; “Butterfly”, da Associação Animad; “Colours of Love”, da Sorrisos de Fantasia; “Belezas da ilha”, da Associação Musical, Cultural, Recreativa e Coro de Câmara de Lobos - Turma do Funil; “Flor és Ser - Madeira, Ilha em Flor”, da Associação Tramas e Enredos; “Ray of Light/Raio de Luz”, da Associação FT - Fitness Team; “Ilha dos Amores”, da Poeira D’Enigmas - Associação Recreativa, Cultural e Escola de Samba; “Florescer”, da Associação Batucada da Madeira – ABM; “Sorria, a Primavera Chegou”, da Palco D’Emoções - Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Escola de Samba; e “Enchanted” da Associação de Animação Geringonça.

Além destes, muitos outros tratam da organização dos vários eventos em torno da Flor. Para ter uma ideia, contas do próprio Governo, neste evento estão envolvidas 3.647 pessoas, entre adultos e crianças. Além dos participantes directos do Cortejo, contam-se 175 colaboradores, 150 integrantes das 33 bandas musicais que tratam da animação de rua durante os dias do evento, 50 pessoas que criaram e cuidam dos tapetes florais, 15 figurantes e hospedeiras, 10 seguranças, 100 pessoas a tratar de mão-de-obra diversa, assistência técnica, além dos 450 integrantes dos grupos folclóricos. Uma logística que consegue gerir quase mil crianças.

Embora esteja a ser assinalada a 44.ª edição da Festa da Flor, nunca é demais relembrar que esta está “indissociavelmente ligada ao Ateneu Comercial do Funchal”, pois “para além das actividades de caráter intelectual, o AtCF organizava diversas actividades recreativas, nomeadamente modalidades desportivas, passeios a pé, bailes, serões, convívios e festas”, recorda o portal Cultura Madeira.

“A Festa da Flor tem a sua origem em outras duas festas, que lhe precederam, organizadas pela mesma instituição e com a mesma temática: a Festa da Primavera e a Festa da Rosa. Esta última tratava-se de um evento organizado pela AtCF, que contemplava uma exposição/concurso desta espécie de flores, atribuindo-se valiosos prémios aos participantes”, que começou em 1954. “Tendo tido a iniciativa um enorme sucesso, passou a realizar-se todos os anos, alargando-se a outras espécies de flores, tendo-se mudado, em 1955, a sua designação para Festa da Flor. Este evento ganhou projecção e, hoje, constitui um dos principais cartazes turísticos da ilha da Madeira”. 

O facto é que, a partir de 1979, a organização do evento passou a ser da responsabilidade da Direção Regional do Turismo, daí que sejam contabilizados apenas os 44 anos, mas na verdade para o próximo ano assinalam-se os 70 anos da sua origem, pelo que este ano é o seu 69.º aniversário.

Agora, uma informação importante, sobre o qual deixamos aqui um link para não se perder no trânsito, cujo controle e restrições serão muito apertados para aceder à baixa funchalense.

Saiba aqui alterações temporárias à circulação rodoviária por causa da Festa da Flor

Devido à realização de eventos integrados na Festa da Flor, serão realizadas várias alterações temporárias à circulação rodoviária na cidade do Funchal, nomeadamente na baixa.

Portanto, hoje quando se deslocar à baixa do Funchal, além das preocupações com o trânsito e o apreciar a beleza do extraordinário trabalho dos grupos, muito desse trabalho realizado no último mês e meio a dois meses, muito desse esforço feito de forma voluntária, tenha em conta as profundas alterações e a história e, pode-se já dizer, a tradição que a Festa da Flor representa para esta ilha sempre florida e que hoje desabrocham na Avenida.

Importa também reter o importante trabalho pós-festa que os funcionários da autarquia irão realizar.

Festa da Flor motiva reforço de 124 contentores na zona central do Funchal

A Câmara Municipal do Funchal vai reforçar a limpeza urbana, nas próximas semanas, devido à realização da Festa da Flor. O objectivo passa por garantir que todos os espaços de festejos estejam constantemente limpos todos os dias da semana. Tal como habitual, após o cortejo agendado para o próximo domingo, haverá uma operação de limpeza, que inclui a varredura, desinfeção, recolha dos resíduos e recolha dos contentores.

OUTROS EVENTOS NESTE DIA

Às 11h00, o PS-Madeira realiza uma conferência de imprensa com a presença de Sérgio Gonçalves, com o líder presente no início da recta do Garajau, em frente ao hotel D. Pedro.

À mesma hora, o Bloco de Esquerda Madeira organiza uma conferência de imprensa na sua sede regional à Rua dos Tanoeiros, Nº 41, 3.º andar.

Mais tarde, pelas 19h00 a Associação Melro Preto promove um concerto de Jazz no Largo da Fonte, na freguesia do Monte.

Mas ainda antes disso, há futebol, a partir das 12h45, o FC Porto B recebe o Nacional da Madeira, em jogo da II Liga, a decorrer no Estádio Luís Filipe Meneses.

Na antevisão do jogo da 30.ª jornada da Liga Portugal Sabseg, o treinador Filipe Cândido declarou que espera “um jogo difícil perante uma equipa B, repleta de boas individualidades”, defendendo que a equipa terá de estar no seu “melhor para sair com os três pontos”.

Da parte do adversário deste jogo à ‘hora do almoço’, o ala esquerda Nilton Varela disse: "Acredito que vamos dar uma resposta à Porto e que vamos ganhar."

Efemérides deste 30 de Abril

Este é o Dia do Associativismo Jovem, Dia Internacional do Jazz, Dia Mundial da Fotografia Pinhole e Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

1789 - George Washington é investido primeiro Presidente dos EUA.

1838 - A Nicarágua torna-se independente, dissolvendo-se a Federação das Províncias Unidas da América Central.

1901 - O médico português Miguel Bombarda cria a Junta Liberal Republicana.

1919 - Morre, com 52 anos, o arquiteto Miguel Ventura Terra, autor da remodelação do Palácio de São Bento, da Igreja dos Anjos e de vários projetos distinguidos com o Prémio Valmor.

1939 - Holocausto. O governo nazi de Adolf Hitler determina a nulidade de todos os contratos de arrendamento ou de propriedade habitacional dos judeus alemães e procede ao seu realojamento em "campos de trabalho".

Abertura da Feira Internacional de Nova Iorque, dedicada "ao mundo de amanhã".

1940 - Holocausto. É fechado o gueto de Lodz, na Polónia.

1945 - II Guerra Mundial. Adolf Hitler suicida-se em Berlim.

1953 -- Morre, aos 63 anos, o maestro Raul Ferrão, autor de "Abril em Portugal".

1970 - O Presidente dos EUA, Richard Nixon, comunica ao país a entrada de tropas norte-americanas no Camboja.

1974 - O secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal chega ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, depois de 14 anos de exílio, no Leste.

1975 - O Governo sul-vietnamita rende-se aos comunistas do norte, Vietcong, pondo fim a 29 anos de guerra civil.

1976 - São aprovados os Estatutos Provisórios Político-Administrativos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

1979 - O cargueiro Asdod torna-se no primeiro navio israelita a passar o Canal do Suez.

1983 - Morre, com 68 anos, Muddy Waters, compositor, cantor de blues e guitarrista norte-americano, influência maior da moderna música popular.

1984 - O ciclista português Joaquim Agostinho cai no final da quinta etapa da Volta ao Algarve. Morreria poucos dias depois.

1985 - Angola torna-se o sexagésimo sexto país a aderir e assinar a convenção de Lomé, pacto entre a Comunidade Europeia e os países mais pobres do mundo.

1986 - A URSS alude pela primeira vez a hospitalização de 197 pessoas, depois do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido quatro dias antes.

1989 -- Morre, com 60 anos, o cineasta italiano Sérgio Leone, realizador de "Era Uma Vez na América".

1991 - Começam conversações sobre o futuro da Irlanda do Norte, as primeiras desde 1973, depois de dez anos de guerrilha.

1992 - A Bósnia-Herzegovina é admitida na Conferência de Segurança e Cooperação na Europa.

1997 - A Casa Real de Espanha anuncia o casamento da infanta Cristina com o atleta basco Inãki Urdangarin.

2003 - A empresa alemã de calçado Schuh-Union fecha a unidade fabril de Ponte de Lima. 180 trabalhadores vão para o desemprego.

- Tomada de posse de Mahmoud Abbas como primeiro-ministro palestiniano.

2004 - Morre, com 88 anos, Etelvina Lopes de Almeida, antiga jornalista e ex-deputada socialista à Assembleia Constituinte, presidente da Fundação Sarah Beirão.

2005 - Abre a iniciativa "Faro, Capital Nacional da Cultura 2005".

- O escritor israelita Amos Oz vence o Prémio Goethe.

2006 - A 3.ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente distingue o filme "Play", da realizadora chilena Alicia Scherson.

- As autoridades espanholas encerram a central nuclear José Cabrera, propriedade da Unión Fenosa, a mais antiga do país, em Guadalajara.

- Morre, com 82 anos, Jean-François Revel, filósofo, escritor e jornalista francês, autor de "A Tentação Totalitária", membro da Academia Francesa,

- Morre René Pedro Garay, académico de origem cubana, estudioso da literatura em língua portuguesa. Tinha 56 anos.

2007 - É inaugurado o primeiro troço do Metro Sul do Tejo, ligando Corroios, no Seixal, à Cova da Piedade, em Almada.

- O Presidente cessante de Timor-Leste, Xanana Gusmão, é eleito para a liderança do Conselho da Reconstrução Timorense.

- Um soldado britânico é expulso do exército e condenado a um ano de prisão por maus-tratos a civis iraquianos, em 2003, é o primeiro militar do Reino Unido condenado por crimes de guerra.

- O Prémio da Latinidade 2007 é atribuído ao historiador português José Mattoso.

- O bailarino português Telmo Moreira conquista o prémio de Melhor Bailarino europeu, no escalão sénior, no concurso Youth American Grand Prix, realizado em Nova Iorque.

- Morre, com 69 anos, Zola Taylor, cantora norte-americana da banda de rock Platters.

- Morre o ator norte-americano Gordon Scott, que interpretou o papel de Tarzan em vários filmes no fim dos anos 50. Tinha 80 anos.

2009 - Gripe A (H1N1). É registado o primeiro caso suspeito, sob observação, em Portugal.

2011 - A Fonte Bastardo conquista o seu primeiro título nacional de voleibol ao vencer o Benfica, por 3-1, no segundo jogo do "play-off" do título, realizado na Praia da Vitória, na Ilha terceira, nos Açores.

- O filho mais novo de Muammar Kadhafi, Saif al-Arab Kadhafi, e três netos são mortos por um ataque aéreo da NATO, Organização do Tratado do Atlântico Norte, a que o líder líbio sobreviveu.

2012 - A Comunidade de Estados da África Ocidental (CEDEAO) decide impor sanções contra os militares que tomaram o poder na Guiné-Bissau, considerando que o comando Militar "não deseja negociar", segundo um comunicado da organização divulgado em Banjul.

- Morre, com 81 anos, Tomás Borge Martínez, fundador da Frente Sandinista de Libertação Nacional, partido no poder na Nicarágua.

2013 - A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e uma rede de parceiros lançam o Banco de Inovação Social (BIS), uma plataforma que visa apoiar projetos de negócio apresentados por desempregados, a par de iniciativas de combate ao abandono escolar.

2017 - O tenista português Pedro Sousa conquista o primeiro título 'challenger' da carreira, ao vencer o italiano Alessandro Giannessi em dois 'sets', na final do torneio de Francavilla, Itália.

2019 - Morre, aos 72 anos, Beth Carvalho, cantora e compositora brasileira, conhecida como a "Madrinha do Samba".

2020 - Covid-19: O Conselho de Ministros aprova o plano de transição em Portugal do estado de emergência, para o estado de calamidade e anuncia que a partir de 04 de maio abrem alguns serviços mas o teletrabalho continua.

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assina o decreto do Governo que limita a circulação entre concelhos de 01 a 03 de maio, coincidindo com um fim de semana prolongado.

Covid-19: Mediante um plano sanitário aprovado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Governo autoriza o regresso da I Liga de futebol, a final da Taça de Portugal e os desportos individuais ao ar livre. Já as modalidades coletivas optam por acompanhar o futebol não profissional na conclusão antecipada da temporada antes do verão.

- O Rali de Portugal, quinta etapa do campeonato do mundo de ralis (WRC), é anulado devido à pandemia de covid-19.

- Devido à pandemia de covid-19 a edição 2019/2020 da Liga francesa de futebol é concluída pela via administrativa após 28 jornadas, contrariando a retoma na maioria dos países.

- As competições europeias de clubes de hóquei em patins são canceladas devido à pandemia de covid-19.

- Os clubes angolanos decidem por unanimidade anular o campeonato angolano de futebol Girabola, interrompido em março devido a pandemia da covid-19, para salvaguardar a saúde e os gastos avultados com atletas cujos contratos expiram em maio.

- O realizador português Pedro Costa é distinguido com o prémio "Persistence of Vision", atribuído pelo Festival de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos.

- Morre, aos 96 anos, Manuel Vieira Pinto, arcebispo emérito de Nampula, Moçambique.

 - Morre, aos 79 anos, Tony Allen, músico nigeriano, criador do género musical afrobeat, uma das correntes fundamentais da música africana do século XX.

2022 - O Real Madrid, equipa orientada pelo italiano Carlo Ancelotti, conquista o 35.º título de campeão espanhol de futebol a quatro jornadas do final do campeonato.

Este é o centésimo vigésimo dia do ano. Faltam 245 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

"Deus é existirmos e isto não ser tudo". Fernando Pessoa/Bernardo Soares (1888-1935), poeta português.